A revisão das orientações pastorais para os sacramentos será o tema principal da 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que se realizará no dia 28 de julho, no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos.
O processo de preparação da assembleia se iniciou em abril, com o encaminhamento do texto-base para o estudo nas 71 paróquias, o que aconteceu durante o mês de maio. Nessa etapa se reuniram as pessoas que atuam na preparação, celebração e acompanhamento dos fiéis, na celebração dos sacramentos e no conselho paroquial de pastoral (CPP), para estudar os textos revisados das orientações pastorais para os sacramentos.
Após o estudo, as paróquias poderão apresentar sugestões de acordo com o formulário encaminhado pela coordenação de pastoral indicando o número e o tipo de alteração (substituir, acrescentar ou suprimir). As informações serão encaminhadas para análise e elaboração da síntese nos conselhos de pastoral das 13 foranias, neste mês de junho.
Por fim, em julho, ocorre a reelaboração dos textos e apresentação na assembleia arquidiocesana de pastoral, no dia 28.
De acordo com o artigo 1º do Regimento, “a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral é a instância máxima da Arquidiocese de Florianópolis, no tocante à ação pastoral, respeitada a autoridade eclesiástica”.
A convocação para a Assembleia será feita pelo Arcebispo ao menos 30 dias antes da data marcada, indicando a programação e a metodologia de trabalho da mesma.
Desde já contamos com a oração de todos os fiéis e das comunidades da Arquidiocese para o bom andamento dos trabalhos e a realização da 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.
Por Pe. Revelino Seidler
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral
Matéria publicada na edição de junho de 2018, do Jornal da Arquidiocese, pág. 04.