27º edição do evento em Nova Trento destaca o Ano do Laicato
As Irmãzinhas da Imaculada Conceição e os devotos de Santa Paulina espalhados pelo Brasil e pelo mundo estarão em festa no dia 09 de julho, data dos 76 anos de falecimento de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Desde a beatificação, em 1991, o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, organiza a Festa de Santa Paulina, que tem o objetivo de reunir em oração e ação de graças os devotos da primeira santa do Brasil. Nesta 27ª edição, o evento acontece no domingo, 08 de julho, e terá como tema “Santa Paulina, sal da terra e luz do mundo”, em comunhão com o Ano do Laicato e em continuidade às reflexões da Campanha da Fraternidade.
Para receber os mais de 15 mil devotos que são esperados, os colaboradores, os padres e as irmãzinhas do Santuário trabalham desde dezembro no planejamento do evento. Os últimos preparativos já acontecem. A sacristã do Santuário, Maria Alvina, 42, conta que fazer parte da equipe litúrgica no dia do evento é motivo de alegria: “sinto muita felicidade, espero que tudo ocorra como planejado”. O chefe de cozinha do Restaurante do Santuário, Valderi Cirino, disse que “a equipe do Restaurante do Santuário está ansiosa para o dia. Vamos preparar um cardápio completo e com um delicioso galeto. Esperamos que todos aproveitem”.
A festa recebe devotos procedentes de diversos estados e até mesmo de outros países. Jussier Antonio, de Brejo Santo (CE), participa da festa desde 2014 e conta que todo o esforço é válido. “São mais de oito horas de voo e se fosse de ônibus viajaria aproximadamente três dias atravessando o Brasil para assistir as celebrações dedicadas à minha amada Santa Paulina. Amo participar e agradecer as graças alcançadas. Faço parte da Campanha Missionários com Santa Paulina e gosto de registrar os materiais da Festa do Santuário para nossa comunidade, onde Santa Paulina é padroeira. Realizamos a festa dela junto à comunidade em dezembro”.
A programação para o dia 08 de julho
A festa começa com a alvorada festiva, às 05h do domingo. Às 06h acontece a primeira missa do dia, com transmissão pelas TVs Aparecida e Evangelizar. Os devotos e peregrinos participam, às 09h15, de uma procissão animada com saída da Capela Nossa Senhora de Lourdes até o Santuário, onde será celebrada a missa solene, às 09h45, presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, com transmissão televisiva pela Rede Século 21, que contará com o Programa Voz do Santuário, desde às 09h, com a cobertura da procissão e preparativos da celebração.
No Centro Comercial do Santuário, haverá programação artística das 11h às 17h. O Restaurante do Santuário recebe devotos e peregrinos para o almoço festivo a partir das 11h. Ainda haverá missas às 12h, 14h e 16h.
Preparação
Entre os dias 29 de junho e 07 de julho será realizada a Novena de Santa Paulina durante as missas no Santuário. E na sexta-feira, 06 de julho, ocorre uma peregrinação noturna com saída da frente do Monumento da Casa Paterna, às 19h30.
No site do Santuário é possível encontrar mais informações, a novena de Santa Paulina e todo o material do evento: www.santuariosantapaulina.org.br
Facebook: Santuário Santa Paulina
Colaboração Comunicação Santa Paulina
Matéria publicada na edição de junho de 2019 do Jornal da Arquidiocese, pág. 12.