Lectio Divina – Mc 3,34-35 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Mc 3,34-35 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio (leitura)

“E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, Jesus disse: ‘Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe’” (Mc 3,34-35).

 

Meditatio (meditação)

Voltando para casa em Cafarnaum, Jesus se reúne com seus discípulos. A multidão quer ouvir Jesus, sua palavra de vida e salvação. Os gestos e as palavras de Jesus transformam as vidas das pessoas, principalmente dos mais pequeninos, os pobres e excluídos. Todavia, não faltam os que se colocam como adversários de sua ação e pregação. São as resistências deste mundo, que tendem a satanizar e atribuir ao mal aquilo que é obra divina. São insensíveis aos sinais de Deus. A família de Jesus, sua mãe e seus parentes mais próximos, ao saberem que Jesus estava sendo ameaçado pelas autoridades de seu tempo por causa de seu novo ensinamento, saíram para detê-lo. A intenção da família é protegê-lo. Jesus aproveita a oportunidade da chegada de sua família para propor o seu ideal de família à luz do Reino de Deus. Aqueles e aquelas que fazem a vontade do Pai são membros legítimos desta nova família, não mais assinalada pelo sangue, mas pelos laços da fé e do discipulado.

Oratio (oração)

“Felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11,28). Dai-me, Senhor, a graça de ouvir e praticar a vossa Palavra, de tornar-me membro de vossa família.

Contemplatio (contemplação)

Segundo Santo Agostinho, todo cristão que busca imitar Maria, mãe de Jesus, torna-se mãe de Cristo. Como Maria contemplemos a Palavra de Deus em nosso coração para gerarmos o Cristo em nós e no mundo.

Missio (missão)

É preciso entrar na casa, na intimidade do Senhor, no seio de sua comunidade, para fazermos parte da família de Cristo, que nasce da escuta atenta da Palavra. Cumprir a vontade de Deus não é uma tarefa fácil. Por isso, necessitamos constantemente do auxílio do Espírito Santo que age em nossos corações. Nossa missão é levar para dentro desta casa-família muitos que se encontram fora, desanimados, sem rumo e sem esperança. A Igreja-casa-família é espaço de acolhida e de encontro para todos. Como membros do Corpo de Cristo, estejamos prontos a acolher, com portas abertas, todos os que buscam entrar no lar do Senhor.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva
Artigo publicado na edição de junho/2018, nº 246, do Jornal da Arquidiocese, página 08.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA