Centro Educacional Marista São José realizará ações para discutir meios de diminuição dos índices de violência e abusos sexuais.
No Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, marcado para 18 de maio, uma escola de São José está se mobilizando para discutir meios de diminuição dos índices de violência e abusos sexuais. De acordo com o Disque 100, principal canal de comunicação para realização de denúncias, em 2017 no Brasil, cerca de 20.330 denúncias estiveram relacionadas a abusos e explorações sexuais contra crianças e adolescentes. Em Santa Catarina, a central computou 584 denúncias de abuso sexual e 176 de exploração.
O debate para o enfrentamento e a superação das múltiplas violências deve ser abordado por todos; família, escola, conselhos e órgãos municipais e estaduais. Pensando nisso e com objetivo de envolver a comunidade educativa, em uma proposta integrada ao território, provocando-os a serem agentes de construção de uma cultura da paz, o Centro Educacional Marista São José, localizado no bairro Serraria, o maior colégio eleitoral do município de São José, promove no dia 18 de maio, diversas ações voltadas para a superação da violência, em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano.
Como integrante da Rede Marista de Solidariedade, que atua em cinco estados brasileiros, através da educação e defesa de direitos das crianças e adolescentes, o Centro Educacional Marista São José lança a “Campanha Defenda-se!”, com diversas atividades programadas durante todo o dia.
Na parte da manhã, a história de “Pipo e Fifi”, livro infantil premiado pela abordagem sobre os cuidados com corpo e pelo formato voltado para crianças. Será contada para educandos do primeiro ano do Ensino Fundamental.
Já no período da tarde, será realizada uma Caminhada pela Superação da Violência, que contará com a participação de aproximadamente 500 crianças e jovens, das seis principais escolas da região. A caminhada terá seu início às 15h, em frente ao Centro Educacional Marista São José e a concentração final será no Parque do Araucária, onde acontecerão apresentações culturais como declamações de poesia, músicas ao vivo e apresentações de dança.
Ao final do dia, às 18h25, a Roda de Conversa com Grayce Franzemann, sobre violência sexual e como superá-la, reunirá educandos do primeiro ano do ensino médio para refletir sobre o assunto.
Serviço
Caminhada pela Superação da Violência
18 de maio
15h
Local: Centro Educacional Marista São José – R. Nossa Sra. dos Navegantes, 2302 – bairro Serraria, São José.
Mais informações: (48) 3258-0964 – Igor Santos da Silveira / Aux. de comunicação.
Programação completa para o dia 18 de maio
10h15 – Contação da história “Pipo e Fifi”, para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. Livro infantil premiado pela abordagem sobre os cuidados com corpo.
14h – Contação da história “Pipo e Fifi”, para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental
15h – Caminhada em direção ao Parque Linear do Araucária (Saída das escolas)
15h30 – Concentração / abertura e apresentações musicais, dança e poesia
16h – Grito pela Paz
17h – Retorno para as escolas
18h25 – Roda de conversa com Grayce Franzemann e educandos dos primeiros anos do ensino médio, sobre a temática “Violência sexual e como superá-la”
Por Igor da Silveira / Comunicação Marista SJ