“Quando as crianças são acolhidas, amadas, protegidas, tuteladas, a família é sadia, a sociedade melhora, o mundo é mais humano”, afirma Papa Francisco.
Por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, a Pastoral da Criança tem a missão de promover o desenvolvimento das crianças, desde o ventre materno até os seis anos. Este trabalho contribui também para a transformação das famílias e comunidades.
Atualmente a Pastoral da Criança tem 320 voluntárias na Arquidiocese e está presente em 16 paróquias. São 3 mil crianças e gestantes atendidas mensalmente.
A coordenadora dessa pastoral na Arquidiocese de Florianópolis, Irmã Terezinha Medeiros, comenta que a maior dificuldade é encontrar novos voluntários. Ela afirma que é “muito importante a dedicação das líderes, que acompanham a vida da família e buscam o resgate da mesma”. O trabalho realizado é “missionário e evangelizador”, complementa Irmã Terezinha.
Qualquer pessoa pode ser voluntária. Basta procurar a pastoral da paróquia mais próxima de sua casa e fazer o curso de capacitação.
Capacitação em Acompanhamento Nutricional
Em agosto de 2017, a Pastoral da Criança esteve reunida para uma Capacitação em Acompanhamento Nutricional. Na oportunidade foi colocada à disposição uma ferramenta que calcula o estado nutricional das crianças, de acordo com o Índice da Massa Corporal, e informa se a criança está no padrão, com sobrepeso, obesidade ou desnutrição. Tudo isso por meio do aplicativo AppNutri, que vai auxiliar os voluntários nas tarefas rotineiras.
Reconhecimento
A Pastoral da Criança recebeu o Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues, na categoria Pastoral Social ou Movimento Eclesial, em novembro de 2017.
Matéria publicada na edição de fevereiro do Jornal da Arquidiocese, pág. 10.