Nos dias 19 e 20 de fevereiro, na Diocese de Lages, membros da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Florianópolis se reuniram com a Comissão de Liturgia do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Estavam representando a Arquidiocese os seguintes membros: a coordenadora do Setor de Pastoral Litúrgica, Karla Kolombi; o coordenador do Setor de Espaço Litúrgico, Pe. Luiz Harding Chang, e o coordenador do Setor de Música e Canto Litúrgico, Luiz Eduardo Silva.
A Comissão de Liturgia do Regional CNBB – Sul 4 é coordenada pelo Pe. Claudir Meoti, de Chapecó e se reúnem três vezes ao ano, na Diocese de Lages, com representantes das dez dioceses do Estado de Santa Catarina: Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul e Tubarão.
Como de costume nos encontros a equipe aprecia, estuda e discute um tema específico, trazendo elementos e desafios presentes nas diferentes realidades das dioceses do Estado. Este encontro voltou-se para alguns elementos presentes na encíclica redigida pelo Papa Bento XVI, “Verbum Domini: Liturgia, lugar privilegiado da Palavra de Deus”. Além deste, a comissão também discute, avalia e repensa ações realizadas pelo regional, como a segunda etapa da Escola Regional de Música Ritual Litúrgica, que acontecerá em maio, e o Seminário Regional de Liturgia e Catequese, em outubro, ambos deste ano.
A Comissão de Liturgia da Arquidiocese participa das reuniões do regional de liturgia há vários anos, mas nos últimos, conta com a representatividade assídua dos coordenadores dos três setores da comissão de liturgia: Pastoral Litúrgica, Espaço Litúrgico e Música e Canto Litúrgico.
Por Luiz Eduardo Silva
Coordenador do Setor de Música e Canto Litúrgico – Arq. de Florianópolis