A Arquidiocese de Florianópolis em um gesto concreto de cooperação missionária participa do projeto de Igrejas-Irmãs, em que desde 1983 mantém um Padre na paróquia de Oliveira dos Brejinhos, na Diocese de Barra, no estado da Bahia. No início do segundo trimestre de 2016, a Diocese de Barra reformulou o espaço e a Pró-Paróquia de Muquém do São Francisco passou a ser o lugar de atuação missionária da Arquidiocese. Padre Antônio Schmitt está neste projeto na Bahia desde o início de 2016 e acompanhou a transição.
Com os desafios que se releva nesta pró-paróquia, surgiu a partir do anseio de duas leigas, a iniciativa de doar-se por um período ao trabalho missionário com o objetivo de apoiar o Pe. Antônio. Após ser dialogado e planejado junto ao Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), as missionárias Bernadete Correia e Graça Vicente realizaram a primeira experiência nesta nova metodologia. As duas ficaram na Bahia entre Maio à Julho deste ano.
Despois disto, outras duas missionárias se sentiram motivadas a se doar a serviço do Reino para apoiar os trabalhos na pró-Paróquia. Anita Kichner e Ivone Lautenschleger partiram em julho e voltaram à Arquidiocese de Florianópolis dia 12 de outubro.
O Bispo da Diocese de Barra, Luís Flávio Cappio, visitou as missionárias e aproveitou para agradecer elas pelo tempo de serviço na Bahia.
Com a benção do arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, Pedro Borba e o Diácono Manoel Antonio Vieira deram continuidade à missão.
Ao chegarem no município de Muquém do São Francisco, os dois foram recepcionados pelas missionárias. Na oportunidade eles partilharam relatos e vivências delas no meio do povo.
O acompanhamento e a coordenação da missão nesta pró-paróquia na Diocese de Barra está sendo acompanhado pelo COMIDI.
Colaboração Zenir Gelsleichter
Secretária de Animação Missionária da Arquidiocese