Ocorreu na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), o primeiro Encontro de prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras dos municípios da Arquidiocese de Florianópolis.
O evento iniciou na tarde da quarta-feira, 15, e contou com a presença de representantes de quase todos os 30 municípios que fazem parte da jurisdição da Arquidiocese, além de padres da região.
O objetivo foi apresentar uma reflexão propositiva, centrada em valores humanos e cristãos, no cuidado e na gestão dos municípios, a casa comum de todos os cidadãos.
O diretor geral da FACASC, Dr. Pe. Edinei da Rosa Cândido, abriu o evento ao falar a história da instituição e ressaltou a importância da teologia na sociedade: “tudo que é humano, que é social, não pode deixar de receber uma abordagem teológica, uma olhar divino, uma resposta concreta”.
O Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, falou sobre “A política como uma nobre vocação”. Ele ressaltou que “fazer política é diferente de buscar projeção pessoal, interesses particulares, distribuir favores e privilégios”. O trabalho dos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos “é um serviço em prol do bem comum”, finalizou Dom Wilson.
Uma outra conferência foi proferida pela Dr.ª Maria Terezinha Marcon, que tratou dos “desafios e perspectivas da administração pública” vinculando-o com a atual conjuntura política, econômica e tecnológica do Brasil.
Dentre os 27 municípios presentes, o vice-prefeito de Garopaba, Nilton Raupp, afirmou que “os políticos precisam ver a política com outros olhos. Há um clamor na sociedade por mudança e nós políticos precisamos mudar”.
Na ocasião foi anunciado aos prefeitos e aos colaboradores, o curso de Administração Pública da FACASC, previsto para o segundo semestre deste ano.
Fotos e colaboração: Comunicação FACASC