(Criada a 3 de março de 1968)
CNPJ 83.932.343/0026-70
Pároco: Pe. Jeferson Junio Moreira, SDB
Vigário: Pe. Angelo Dante Biz, SDB
Diácono: Joaquim Pedro Felipe
Secretárias: Anice Terezinha Jung Amaral, Maria Gabriele Silveira Suligo e Dayane Cristina Felipe da Luz
Facebook: Paróquia São João Bosco – Itajaí
Instagram: @paroquiadomboscoitajai
Comunidades
Padroeiro(a) Localidade Criação
1 Matriz: São João Bosco Dom Bosco 1963
2 São Judas Tadeu São Judas 1962
3 Santa Teresinha Ressacada 2001
Criada em 03 de março de 1968
Na cidade de Itajaí, a Obra Salesiana de Dom Bosco foi implantada primeiramente através do Colégio Salesiano Itajaí (no Centro) e do Oratório Festivo (nesta parte da cidade): só posteriormente é que foi criada a Paróquia São João Bosco.
A Paróquia São João Bosco foi fundada para atender às necessidades espirituais dos fiéis de uma parte da cidade de Itajaí, que foi desmembrada da Paróquia Santíssimo Sacramento. As Capelas existentes ao redor do Bairro passaram a fazer parte da nova Paróquia a partir de 03 de março de 1968.
O Primeiro Pároco foi o P. Alvino Beber, SDB – Salesiano de Dom Bosco, que desenvolveu seu trabalho até 1980 quando partiu para iniciar as missões de Angola. Desde o inicio, sua atuação foi marcada pelo interesse na organização da Comissão Paroquial, do Setor da Catequese e da contribuição dos fiéis através do centésimo (hoje,dízimo).
Em 1º de julho de 1968, começou planejar a construção da nova igreja; e em 30 de janeiro de 1977, houve o lançamento da pedra fundamental para a construção do Santuário de São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora. A primeira missa na matriz construída foi em 30 de outubro de 1983. Em todos esses anos, passaram vários párocos pela Paróquia e até hoje ela é mantida pelos Salesianos de Dom Bosco, tendo como valor o resgate da pessoa humana no seu modo de ser e de viver para ser uma igreja no novo milênio.
Atualmente, a Paróquia conta com um pároco e um vigário paroquial. Possui doze comunidades, com diversas pastorais em cada uma delas. Prestam seu serviço dois funcionários. Sua manutenção se dá através de dizimo, coletas, promoções e doações.
A Paróquia promove vários eventos tradicionais durante o ano: o primeiro inicia em fevereiro, com a Campanha da Fraternidade e inicio das atividades pastorais. O segundo evento acontece em março/abril com a encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo grupo cênico Texto Base, com mais de 10 integrantes, leigos da comunidade Dom Bosco.Em maio, mês mariano, é realizada a festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Para encerrar os eventos realiza-se em agosto a Festa de São João Bosco, padroeiro da Paróquia.
Cada uma das Comunidades que constituem a Paróquia também realizam seus eventos particulares, como a festa dos (as) padroeiros(as), a fim de se constituírem momentos de confraternização da própria comunidade e também como fonte de sustento, No decorrer do ano, ocorrem ainda outros eventos para congregar as comunidades e oferecer melhoria no caixa das comunidades, como bingos, bazares, festinhas familiares ou promoções de algumas pastorais ou movimentos da Paróquia.
Sendo uma paróquia de assistências salesiana, diversos padres fizeram história e deixaram suas marcas por aqui.
Na prática, todos os padres salesianos que atuaram no Parque Dom Bosco, também ajudam nas atividades pastorais.
A Paróquia São João Bosco foi entregue aos cuidados dos Salesianos de Dom Bosco através da Inspetoria Salesiana São Paio X,com sede em Porto Alegre e jurisdição sobre as presenças salesianas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Atualmente está integrada na Rede Salesiana de Paróquias de todo o Brasil, o que lhe confere maior unidade de atuação em favor dos destinatários preferenciais da missão salesiana.
A Paróquia São João Bosco se encontra ao lado do Parque Dom Bosco, obra social cujo trabalho e missão são idênticos. Existem duas administrações distintas, mas o trabalho pastoral é muito semelhante, caracterizando uma só missão, animada pela mesma comunidade salesiana.