A Juventude da Arquidiocese de Florianópolis estremeceu o Santuário de Santa Paulina neste último domingo, 21. As caravanas que chegaram de diversas paróquias deixaram o frio de lado para ferver no município de Nova Trento, local onde foi realizado o Jubileu da Misericórdia da Juventude 2016.
A programação e o local foram modificados devido à chuva que caía na região, porém isso não foi motivo para os jovens desanimarem. O espaço original do evento seria ao lado do antigo Santuário, mas ele foi alterado para dentro do novo. Este fato deixou o Jubileu ainda mais especial.
O encontro começou com uma Missa, presidida pelo assistente eclesiástico do Setor Juventude da Arquidiocese, Pe. Ewerton Gerent e animada pelo Ministério Glória Eterna, do Movimento de Emaús. Na homilia, o padre falou sobre Maria, o maior exemplo que se deve seguir, Jesus. “Precisamos nos entregar de corpo e alma, como Maria se entregou. Quem vive e crê como Maria, o lugar é o céu”, salientou o padre.
Após a Missa, iniciaram as atividades do evento. Os apresentadores foram os jovens, Arthur Amorim e Brenda Werner Klein, ambos da Comunidade Católica Shalom. A dupla apresentou o Jubileu com muita maestria e alegria, fatores que prenderam a atenção de todos.
A banda Abraço Forte, de São João Batista, levantou os mais de dois mil jovens presentes, dando início ao primeiro show do dia. A face de Deus estava estampada no rosto de cada um, que com animação, aproveitavam o show.
Na sequência, o padre assistente eclesiástico do Setor Juventude, pregou sobre o tema da misericórdia, baseado nas palavras do Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016. “Em todos os campos onde vos encontrais, o amor de Deus convida-vos a levar a Boa Nova, fazendo da própria vida um dom para Ele e para os outros. Isto significa ser corajoso, isto significa ser livres”, repassou Pe. Ewerton Gerent.
Assim, a pregação ganhou ainda mais emoção, quando três jovens deram seus testemunhos sobre a JMJ de Cracóvia. O jovem Kleyton Vinícius retratou sobre a pré-jornada, evento realizado em Varsóvia, também na Polônia, que antecedeu a JMJ deste ano. “Tive uma experiência forte com Deus. Esperava encontrar o povo polonês diferente, mas encontrei um povo feliz, que experimentou a misericórdia de Deus”, afirmou o consagrado da Comunidade Católica Shalom de Florianópolis.
No segundo testemunho, John Ribeiro, da Comunidade Bethânia, apontou que ficou muito tocado com as palavras do Papa Francisco na Via Sacra. “Ele disse o seguinte: ‘Se você é cristão e não vive para servir, você não serve para viver’”, lembrou John.
O último testemunho partiu de Rafael Monteiro, também da Comunidade Shalom, que expressou como se sentiu na JMJ: “Eu entrei no coração de Deus, sai das minhas estruturas para que Ele fizesse Sua obra de Misericórdia na minha vida”.
Depois dos testemunhos, o ministério de música da Comunidade Shalom fez o último show do dia Jubileu. No final da apresentação, os jovens tiveram um momento de oração, onde todos se abraçaram e deram o real significado da unidade em Cristo.
Apesar da chuva e do frio, não teve quem não tivesse gostado do Jubileu da Juventude. Além das expressões corporais e faciais que confirmavam o sucesso do evento, as palavras dos participantes constataram que a missão foi cumprida. “O dia de hoje foi muito bom. Fico feliz em ver tantos jovens buscarem a Deus”, ressaltou Matheus Carvalho, do Grupo Mensageiros da Fé em Cristo, da Paróquia Santo Antônio, de Itapema.
Já o jovem Everton Niero, do Grupo de Oração Jovem, Filhos de Maria, de Barreiros, São José, salientou que “me anima quando vejo que existem tantos jovens com o mesmo propósito que o meu, isso me entusiasma na caminha e não me sinto sozinho”.
“O Jubileu superou minhas expectativas pela quantidade de jovens e animação. Gostei também que tinha uma galera que foi na JMJ e estava aqui”, declarou Roberta da Graça, de Itajaí.
O dia 21 de agosto de 2016 estará marcado na história da Arquidiocese de Florianópolis, onde novamente Deus confirmou: “A Igreja é viva. A Igreja é jovem”.
Facebook: Juventude Arquidiocesana – Setor Juventude (Oficial)
Fotos: Andrieli Minatti – Assessoria de Imprensa do Santuário Santa Paulina e Assessoria de Comunicação da Arquidiocese