Em comemoração ao primeiro ano da Encíclica Laudato Si, que traz a preocupação do Papa Francisco com a Casa Comum, a Juventude Franciscana de Florianópolis, em parceria com os Frades Capuchinhos da Paróquia da Santíssima Trindade e com a Ordem Franciscana Secular Local e Regional, promoveu no dia 12 de junho, o Café Ecológico Laudato Si.
O estudo e a prática da Encíclica fazem parte da orientação de formação em Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC), da Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil e é uma das prioridades de trabalho (Ecologia Integral) do Documento Luzes para Nossa Juventude, lançado durante o 1º Seminário Nacional da JUFRA para os serviços de Ação Evangelizadora e DHJUPIC.
No evento, a jovem Crislaine Flor – estudante do curso de Engenharia Sanitária da UFSC – apresentou a Encíclica e seus principais eixos transversais.
O professor Daniel José da Silva – também do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC – abordou a questão da convergência da ciência com a religião.
Os participantes ainda se dividiram em grupos de trabalho, onde discutiram quatro eixos temáticos: Bem Comum, Ecologia Integral, Espiritualidade Ecológica e Evangelho da Criação.
Para o assistente espiritual da Juventude Franciscana em Florianópolis, Frei Luiz Antônio Frigo, ofmcap, o debate “contribuiu para tomarmos consciência da grandeza e da preciosidade da vida na qual fazemos parte e estamos envolvidos. Esta vida, o maior presente da criação, necessita ser conhecida e cuidada em todas as suas dimensões e diversidade. À luz da espiritualidade franciscana, temos uma grandíssima missão de nos reeducar e reeducar toda a humanidade, para que possa emergir uma outra cultura, uma outra civilização, onde tenha um desenvolvimento inclusivo, sustentável, pacífico, amoroso e cheio de respeito com todos os seres da criação”.
Como participar da Juventude Franciscana
A Juventude Franciscana na Paróquia da Trindade se reúne aos domingos, a cada 15 dias, no horário entre 16h30 e 18h.
Para conhecer a JUFRA, entre em contato através dos seguintes e-mails: [email protected] e [email protected].
Por: Leonardo Contin da Costa / Juventude Franciscana – Florianópolis