“Cada um na sua igreja irá assumir o seu papel”
Como já é tradição, o Arcebispo reuniu a imprensa na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 10, na Cúria em Florianópolis, para lançar oficialmente a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.
Estiveram presentes grande número de jornalistas das mídias impressa, televisiva, escrita e falada, como também, a coordenadora da Campanha da Fraternidade 2016 no Regional Sul 4 da CNBB, Adelir Raupp, e o coordenador da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso (Cadeir), Marcio Murilo Martins.
Dom Wilson abriu a coletiva ao afirmar que a preocupação com a casa comum é responsabilidade de todos. “Como fazer com que todos tenham água de qualidade? Questões de responsabilidade do governo, mas que devemos ajudar o poder público. Neste Ano da Misericórdia, devemos proporcionar e olhar a dignidade do ser humano”. Ele afirmou ainda que “cada um na sua igreja irá assumir o seu papel. Uma busca de solução efetiva”, lembrou o Arcebispo.
O coordenador da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso (Cadeir), Marcio Murilo Martins, destacou que a “campanha é ecumênica, ou seja, procura sair da fronteira da Igreja Católica, em unidade com as outras Igrejas. Busca-se a amplitude da reflexão. A Alemanha também está refletindo sobre o tema”.
“O cuidado com a criação todos nós precisamos ter. É uma luta para valorizar aquilo que a criação coloca para nós”, explicou a coordenadora da Campanha da Fraternidade 2016 no Regional Sul 4 da CNBB, Adelir Raupp.
O tema
Tem como tema, “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não secou” (Am 5,24).
Integram a Comissão da CFE 2016: a Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil, Diretoria do Conic e Misereor.