No sábado, 23, o Pe. José Artulino Besen assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus, no Estreito, e reitor do Santuário, em Florianópolis. A Missa de posse foi presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, e concelebrada pelos padres Pedro Koehler, João Cardoso, Tarcísio Vieira e Jeferson dos Santos. Participaram ainda os Diáconos João Flávio Vendrúscolo e Joel Elói Belo.
A Celebração foi marcada por vários momentos. No primeiro, o Diácono João Flávio leu a provisão, ou seja, o documento de nomeação. Padre José Artulino Besen substitui Pe. Nildo Dubiella que agora é vigário na Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista, Ponte do Imaruim, em Palhoça.
Em seguida, o novo pároco recebeu a estola, símbolo do sacerdócio, o Evangeliário e a chave do Sacrário. “A Eucaristia está no centro da vida do cristão e a principal atividade do sacerdote é celebrá-la”, afirmou Dom Wilson. Por fim, o novo reitor do Santuário de Fátima leu a profissão de fé diante de todos os fieis presentes.
Durante a homilia, o Arcebispo destacou que “a Palavra de Deus deve orientar nossa vida, nossa ação. Em Cristo, a Palavra se torna carne. Por isso que tudo que Cristo fazia era maravilhoso. Padre José Besen será um instrumento, estará a serviço desta Palavra para que ela aconteça”.
A coordenadora do conselho paroquial de pastoral (CPP), Leda Cassol Vendrúscolo, na mensagem de boas vindas ao novo pároco, afirmou que “nossos corações estão abertos para recebê-lo. Queremos trabalhar em sintonia com a sua condução”.
“Hoje a salvação nos é oferecida. Como Deus é bom por cada um de nós. Deus só quer ser o nosso Pai. Eu quero viver o Evangelho. Eu vim anunciar o Evangelho, uma boa notícia. E qual é a boa notícia? Nós temos jeito. Se não quiserem me amar, deixem que eu ame vocês. Deus nos ama e quer nos dar a sua graça”, disse Pe. José Artulino Besen ao final da Celebração.
As pastorais, serviços e movimentos da Paróquia recepcionaram o novo pároco, familiares, o Arcebispo e demais padres, no salão paroquial, após a Missa.
Natural de Antônio Carlos, Pe. José Artulino Besen estava como pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Procasa, em São José, desde fevereiro de 2011.