Plano Pastoral

>
Plano Pastoral

13º Plano de Pastoral
2012 – 2022

OBJETIVO GERAL

EVANGELIZAR,

A PARTIR DE JESUS CRISTO E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO,

COMO IGREJA DISCÍPULA, MISSIONÁRIA E PROFÉTICA,

ALIMENTADA PELA PALAVRA DE DEUS E PELA EUCARISTIA,

À LUZ DA EVANGÉLICA OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES,

PARA QUE TODOS TENHAM VIDA,

RUMO AO REINO DEFINITIVO (Jo 10,10)

Apresentação

Faça o download da versão em pdf do Plano de Pastoral
Faça o download da versão em pdf do Plano de Pastoral

Apresentar o Plano de Pastoral da Arquidiocese é motivo de alegria. Representa,  por um lado, a conclusão de um longo processo de elaboração, mas mostra também  aquele que será o caminho que será trilhado nos próximos anos.

A elaboração do Plano teve início em 2009, quando D. Murilo Krieger era o Arcebispo de Florianópolis. Continuou em 2011, ano em que Pe. João Francisco Salm foi Administrador Diocesano, e foi aprovado na Assembleia Diocesana de Pastoral realizada em Santo Amaro da Imperatriz em agosto de 2012. É fruto do trabalho e dedicação das comunidades, das pastorais, movimentos e organismos. Houve um grande envolvimento das forças vivas que atuam na Arquidiocese.

Durante o período de elaboração do Plano aconteceram na Igreja alguns eventos que merecem ser recordados. O primeiro deles foi a Conferência do Episcopado da América Latina e Caribe em Aparecida. Também neste período foi lançado o documento pós-sinodal “Verbum Domini”. Foi lançado pelo Papa o Ano da Fé (2012-2013) para celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos do lançamento do Catecismo da Igreja Católica. Foram lançadas ainda as Diretrizes para a Ação Evangelizadora no Brasil para (2011-2015). Por último, foi realizado em outubro de 2012 o Sínodo dos Bispos sobre A Nova Evangelização. Todos estes eventos deixaram a sua marca sobre o Plano Pastoral.

O Plano de Pastoral constitui-se em uma análise da realidade à luz da fé e mostra o desejo de iluminá-la com a Palavra de Deus. O itinerário proposto leva em consideração as urgências apresentadas pelas Diretrizes da CNBB (2011). Propõe que a ação pastoral tenha presente o itinerário seguinte: 1o. Favoreça um encontro pessoal com Cristo; 2o. Tomar consciência de que a Igreja está em estado permanente de missão – é preciso ir aos que estão afastados; 3o. Animar toda atividade pastoral com a Palavra de Deus; 4o. Organizar a paróquia como uma rede de comunidades; 5o. Expressar a vida da Igreja pela prática da caridade. A Assembleia aprovou também uma atividade transversal: a família. O Plano tem uma duração de 10 anos e deverá ser avaliado a cada três anos.

O Papa Bento XVI, nas catequeses sobre o Ano da Fé (28.11.2012) escreve que o Ano da Fé é ocasião de buscar novos caminhos para transmitir a Boa Nova da Salvação. Lembra ainda que o primeiro passo é crescer na familiaridade com Jesus e o seu Evangelho, e aprender a forma como Deus se comunica.

O Plano Pastoral é colocado em nossas mãos. Será o grande instrumento da ação pastoral da Arquidiocese nos próximos anos. Que se torne o guia e companheiro de viagem para todas as comunidades, pastorais, movimentos e organismos. Que ajude a todos a se tornar, sempre mais, discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Novembro de 2012

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj
Arcebispo de Florianópolis


AVALIAÇÃO

Conheça o processo de avaliação do Plano Arquidiocesano de Pastoral

Download do Questionário de Avaliação
Download do Questionário de Avaliação

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA