Vocação e Missão da Família foi tema do 8º Congresso da Pastoral Familiar

>
>
Vocação e Missão da Família foi tema do 8º Congresso da Pastoral Familiar

unnamed (19)“A família constituída por homem e mulher é um presente de Deus e precisa ter sempre Cristo no seu centro”. Com estas palavras, Dom Wilson Jönck, scj, fez a abertura oficial do 8º Congresso Regional CNBB Sul IV da Pastoral Familiar, realizado em Joaçaba, de 23 a 25 de outubro, com mais de 400 participantes das dez dioceses de Santa Catarina.

O Bispo de Osasco, Dom João Bosco, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), elencou em sua palestra os dez principais desafios da Pastoral Familiar no Brasil. Ele fez um convite aos participantes para “ir além da capacidade normal de ação, ter criatividade para abrir novos caminhos, para querer mais, para oferecer mais”.

Como primeiro desafio, motivou a Pastoral Familiar a não ser apenas mais um pequeno grupo dentro da Igreja, mas sim, “um modo de ser Igreja nos moldes da Trindade”. Incentivou para os desafios de uma Pastoral Familiar mais missionária, misericordiosa e atenta a sociedade e aos meios de comunicação. Lembrou também a necessidade de buscar a conversão ecológica, viver a fecundidade e a proximidade com a juventude. Finalizou alertando para o desafio de uma formação permanente e da utilização da estrutura da Pastoral Familiar para somar e buscar a união com todas pastorais.

Pe. Hélio Luciano, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Florianópolis, afirmou em sua exposição que “Pastoral Familiar se faz no corpo a corpo e que a Igreja cresce por atração e não por imposição”, conclamando a todos para trabalhar juntos pelo bem das famílias, “para que não tenhamos uma geração de ateus”.

unnamed (18)No sábado àa tarde houve uma Caminhada Penitencial até o município vizinho de Herval D’Oeste, com mais de 1000 pessoas. No domingo, a Celebração Eucarística foi realizada na Catedral de Joaçaba, presidida pelo Bispo de Joaçaba, Dom Mário Marquez.

A última palestra foi proferida Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que falando sobre o Sínodo convidou todos a “caminhar juntos com o Papa e com o Magistério da Igreja e não com os muitos intérpretes que existem hoje em dia. Se fizermos isso faremos um grande bem para a família e para a humanidade”. Segundo ele, a vocação e missão da família é a mesma da Igreja, e completou: “ A família só será família se a Igreja for família e vice-versa”.

No envio do evento, Pe. Hélio Luciano anunciou que o próximo Congresso, em 2018, será realizado na Diocese de Criciúma. Também foi anunciado que o casal Khatia e Luiz Stolf, da Diocese de Joinville, assumiu a Coordenação da Regional Sul IV da Pastoral Familiar, pelos próximos três anos.

Por: Sarita e Mário Prisco – Casal coordenador da Pastoral Familiar

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA