Vigário Geral é homenageado na Câmara de Vereadores

>
>
Vigário Geral é homenageado na Câmara de Vereadores
Pe. Vitor com vereador Guilherme Botelho
Pe. Vitor com vereador Guilherme Botelho

O Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Vitor Galdino Feller, foi homenageado na tarde da terça-feira, 15, com a Medalha Prof. João Davi Ferreira Lima, na Câmara de Vereadores de Florianópolis. O objetivo é homenagear as pessoas que tenham prestado relevantes sérvios ao Ensino Superior em Florianópolis.

A iniciativa partiu do vereador Guilherme Botelho, por reconhecer que o Pe. Vitor reúne todas as condições para receber esta comenda. Seja pela atividade do Ensino Superior em Florianópolis, na condição de dedicado professor ou como dirigente da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), que tanto lutou pelo reconhecimento junto ao MEC.

A homenageada Crenilde Rodrigues Campelli, em seu discurso em nome dos demais contemplados, manifestou a alegria do professor ao entrar em sala de aula e encontrá-la cheia de estudantes e a importância do papel do professor que vai muito além dos ensinamentos profetizados nas instituições de ensino. “Os nossos diplomas nos são entregues sob custódia, apenas para que possamos servir, para que possamos ajudar a mudar a cidade, o estado, a nação”.

DSC_6248

O professor João David

O professor João David Ferreira Lima foi o fundador e primeiro reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e era considerado um visionário, com ideias avançadas que levaram à reforma universitária.

Ao longo dos anos, seu exemplo permanece norteando a trajetória de muitos outros profissionais que dia a dia entram nas salas de aula com a missão de libertar, transformar e dar sentido. Muitos marcam e modificam significativamente a vida dos estudantes que, mesmo após ingressarem no mercado de trabalho, continuam carregando os ensinamentos e a gratidão por aqueles que cumprem com maestria a missão de ensinar.

Em 2016, indicados pelos vereadores, foram homenageados com a medalha, 27 homens e mulheres que diariamente realizam transformações. Confira quem são:

DSC_6305

– Padre Vitor Feller

– Sandro Crisóstomo

– Margarete Linhares Martins

– Zulamar Maria de Bittencourt e Castro

– Rafael Jadoski Lucas de Oliveira

– Marcus Tomasi

– Gilberto dos Passos Aguiar

– Estevão Roberto Ribeiro

– Milton Luiz Horn Vieira

– Odair Gercino da Silva

– Crenilde Rodrigues Campelli

– Francisco Gabriel Heideman

– Arnaldo José de Lima

– Paulo Ricardo do Canto Capela

– Maria Sugai

– Werner Kraus Junior

– Luciano Nascimento Saporiti

– Edson Roberto de Souza

– Paulo José da Cunha Brito

– Antônio Carlos Brasil Pinto

– Mario Luiz Couto Barroso

– Antônio Heronaldo de Souza

– Juarez Domingues Carneiro

– José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

– Ana Cristina Dantas

– Maria Ester Menegasso

– José Francisco Salm

DSC_6294
Os homenageados com os vereadores de Florianópolis

 

Justificativa da Câmara de Vereadores

 Padre Vítor Galdino Feller nasceu em Canelinha, no dia 12 de abril de 1953, para alegria de seus pais, Maria Ema e Lauro Feller (já falecido). Desde muito cedo, Pe. Vítor, como todos o chamam, sentiu-se chamado à vida religiosa.

  Sua primeira formação acadêmica foi a Licenciatura em Estudos Sociais (1975), pela FEBE, Brusque-SC. Em 1979 foi ordenado Diácono da Paróquia e logo depois, em 23/02/1980 recebeu sua ordenação sacerdotal. Ingressou então na arquidiocese de Florianópolis, onde permanece desde então. Foi vigário paroquial na Catedral de Florianópolis nos períodos de 1980-1981 e 1993-1996. Trabalhou também em Biguaçú, no ano de 1992, e posteriormente  no Bairro São Vicente, em Itajaí  de 2005 a 2006.

Em 2007, foi designado para atuar  na Lagoa da Conceição, em Florianópolis e no ano seguinte, para  São Pedro de Alcântara.Foi pároco na Paroquia  São João, em Itajaí de 1982 a 1983, bem como assumiu esta função na Paróquia do Saco dos Limões, em Florianópolis, de 1997 a 1999.

 Exerceu a função de coordenador geral de pastoral da Arquidiocese, nos períodos de 2000-2003 e 2009-2011. Desde 2012, está como Vigário Geral da Arquidiocese de Florianópolis.

Bacharel eclesiástico em Teologia (1981) pelo Instituto Teológico de Santa Catarina  – ITESC, de Florianópolis, curso esse revalidado como bacharelado civil em Teologia (2015) pela PUC-RS, Porto Alegre-RS. Possui Mestrado (1985) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma-Itália.

Doutor (1987) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma-Itália e é Pós-Doutorado em Teologia (2004) pela PUC do Rio de Janeiro.

 Foi diretor do ITESC de 1989 a 1993 e de 2006 a 2011 e primeiro diretor da FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina) de 2012 a 2015.

 Esteve à frente da comissão preparatória dos documentos necessários para a criação e o credenciamento da FACASC pelo MEC, e para o reconhecimento civil do curso de Teologia pelo MEC. Em ambos os processos, foi alcançada a nota quatro (na graduação de um a cinco).DSC_6315

Docente de diversas disciplinas na área de Teologia Sistemática no ITESC (1987-2011) e na FACASC (de 2012 até hoje), em Florianópolis-SC. Desde 2012 é Docente de Filosofia da Religião na Faculdade São Luiz de Brusque.

De 1990 a 2012 foi docente de disciplinas da área de Teologia Sistemática no curso de Ciências Religiosas da União Catarinense de Educação, em Florianópolis.

Docente de disciplinas diversas nos cursos de Ciências da Religião da FURB, Blumenau-SC (1999-2003) e da UNIVILLE, Joinville 1999-2003).

Docente de diversas disciplinas na área de Teologia Sistemática na Escola Diaconal São Francisco de Assis, da arquidiocese de Florianópolis (1987-2013), onde estudavam os diáconos permanentes de todo o Estado de Santa Catarina.

            Autor de diversos livros na área da teologia, dentre os quais se destacam:

– O Deus da revelação – 1988 –  Loyola

– A Revelação de Deus – a Partir dos Excluídos – 1995 – Paulus

– O Sentido da Salvação: Jesus e as Religiões – 2005 – Paulus

– O Sentido da Vida – 2005 – Paulus

– A Nobre Simplicidade da Liturgia – 2014 – nova letra

 No curso de Teologia do ITESC e, depois, da FACASC, foi professor de mais de trezentos padres das dioceses de Santa Catarina e de outros locais e congregações religiosas do país.

 Sucedeu o saudoso Pe. Francisco Biachini como Diretor Espiritual do Movimento Emaús, em Florianópolis e vem conduzindo ou participando de diversos retiros para jovens e casais.

DSC_6312O Pe. Vítor é, sem qualquer dúvida um fiel religioso com uma profícua e profunda vida inteira dedicada a comunidades paroquianas. Possui uma liderança nata que o leva a conduzir muitas missões para a Igreja. Consegue conversar com os jovens e orientá-los em suas crises existenciais, de fé e em conflitos familiares. Tem, firmeza e segurança, quando se trata de ensinar seus alunos   Enfim, é fermento na massa e cumpre sua missão de pastoreio com muita dignidade e simplicidade. Ele é o pastor que conduz suas ovelhas para a segurança do redil onde tudo é felicidade e amor.

Obrigada e parabéns, Padre Vitor Feller. Deus o abençoe com muitas graças e o recompense pelo bem que espalha onde quer que passe.

DSC_6318

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA