Setor Juventude partilha participação no 3º Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil

>
>
Setor Juventude partilha participação no 3º Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil
Participaram do evento o assessor do Setor Juventude, Pe. Ewerton Martins Gerent, e o secretário, Matheus Crispim.

A Igreja no Brasil tem um olhar especial para a juventude. Em junho deste ano aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro, o 3º Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil. Foram três dias fantásticos com a presença da juventude de todas as regiões do Brasil, com jovens de diversos segmentos que trabalham com juventude.

Muitos bispos referenciais se fizeram presentes, mostrando assim a importância que a Igreja do Brasil dá para a juventude. O evento propôs a reflexão de temas como os “Desafios atuais da Pastoral Juvenil”, “Sinodalidade e Pastoral Juvenil” e “Novos Desafios e Horizontes na Evangelização dos Jovens”.

Tivemos espaço de fala em diversos momentos; apresentamos nossa realidade diocesana e conhecemos realidades de outras localidades. Com certeza essa troca de experiências nos fez repensar nosso trabalho de evangelização. Percebemos nossos acertos e erros e voltamos de lá com pensamentos rebocados para uma nova evangelização do Setor Juventude da Arquidiocese de Florianópolis.

Por se tratar do 3° Encontro de Revitalização, foram retomados os tópicos abordados nos encontros anteriores e se verificou se as metas tinham sido alcançadas. Entretanto, a pandemia acabou atrasando a última fase do processo iniciado no último encontro de Revitalização, que aconteceu em 2018, em Brasília, onde o documento “IDE” foi elaborado. Tal documento continua sendo por nós utilizado como guia na articulação da juventude em nossa Arquidiocese.

Por fim, podemos colocar este evento como um divisor de água na história da Juventude Católica do Brasil, pois nos deparamos com uma juventude que quer viver e fazer a vontade de Deus, que ama os sacramentos e a Igreja e que, com certeza, quer cumprir o que o próprio Jesus pede aos seus apóstolos: “Ide pelo mundo todo e pregai o Evangelho a toda criatura.”

Matheus Crispim
Secretário do Setor Juventude

Setor Juventude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA