Setor Juventude aponta metas para 2016

>
>
Setor Juventude aponta metas para 2016

equipe setor juventude 2015Rota 300 e Dia Nacional da Juventude estão na programação

Neste novo ano as atividades do Setor Juventude ganham novo ritmo a partir da visita da Imagem de Nossa Senhora em Santa Catarina, no mês de agosto. “Com os 300 Anos do encontro da Imagem da Mãe Aparecida, a juventude de nossa Arquidiocese abraça o Rota 300. Esse projeto quer trazer o jovem para próximo da Mãe Aparecida e da dimensão missionária”, explica o Assessor Eclesiástico, Pe. Ewerton Gerent.

O Setor Juventude é o organismo que se empenha na evangelização dos jovens na Arquidiocese de Florianópolis. Desde 2012 essa equipe realiza um trabalho de mobilização e revitalização nas expressões juvenis.

Histórico

Nos primeiros anos, o Setor desenvolveu um trabalho de comunhão entre os segmentos juvenis e a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Estiveram à frente dos trabalhos o Pe. Josemar e o jovem Felipe Candini. Desde o final de 2013, Pe. Ewerton e João Augusto seguem com essa tarefa.

“Em 2013, vivíamos um momento significativo após a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Nosso empenho inicial foi traçar um plano de evangelização, que não deixasse a chama da JMJ apagar, mas que trouxesse de volta um ritmo mais paroquial ao trabalho dos jovens”, comentou João Augusto.

Em comunhão com a Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram direcionadas metas para a melhor evangelização da juventude. O Setor procurou dar foco na organização em nível paroquial, mostrando a necessidade de valorizar a riqueza que há nas diversas expressões presentes na Igreja.

Em 2015, a direção foi na estruturação das foranias, a união juvenil com as Jornadas Arquidiocesanas, realizada no sábado de Ramos, e a realização do Dia Nacional da Juventude, em outubro e novembro.

Nos próximos anos serão privilegiadas a dimensão missionária, de assessoria e estruturas de acompanhamento. Atividades como a formação para assessores jovens e adultos; a Romaria Nacional da Juventude, em abril; a visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida e o Jubileu da Juventude; o Dia Nacional da Juventude; e, em 2017, a primeira Jornada Nacional da Juventude, farão parte da pauta do Setor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA