Seminário de Azambuja celebra 90 anos de criação com Missa em Ação de Graças no dia 21

>
>
Seminário de Azambuja celebra 90 anos de criação com Missa em Ação de Graças no dia 21

 

unnamed (1)Neste ano, o Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, de Azambuja, Brusque, comemora 90 anos de criação. Para celebrar a data, será lançado um devocionário na Missa em ação de graças, na sexta-feira, 21 de abril, em Azambuja, Brusque.

A obra – “Devocionário Vale das Graças” – foi compilada pelo formador do seminário, Pe. Eder Claudio Celva e tem 90 páginas. Vai ser distribuído gratuitamente aos participantes que estiverem nesta celebração que será presidida pelo Arcebispo, às 09h30.

unnamedA história

O Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes ou Seminário Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis, foi criado por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, em 11 de fevereiro de 1927.

Visa o aprofundamento da vocação cristã, o discernimento da vocação presbiteral, leva em conta o ser humano e fornece educação abrangente em todos os sentidos.

Segundo o autor do devocionário, seminário é uma sementeira, onde cada seminarista é formado para, como uma planta, crescer no amor. “Seminarista quer dizer semeador, aquele que vai semeando a boa semente do Evangelho nos canteiros da história, da vida, do ser, de uma comunidade, para depois estar à frente dela. Os primeiros passos acontecem no íntimo da pessoa, onde Deus trabalha amorosamente. Família e vida de comunidade ajudam muito no processo da decisão, discernimento e amadurecimento”, afirmou Pe. Eder.

No início da caminhada se destaca a Pastoral Vocacional, com o Grupo de Orientação Vocacional, que conduzem para o Seminário Menor (para os que estão ainda cursando o ensino médio) ou para o Propedêutico (para os que já terminaram o ensino médio).

Desde 2014, o Seminário de Azambuja acolhe, além dos candidatos à vida presbiteral da Arquidiocese, também os seminaristas da Diocese de Tubarão.

“Uma obra humana que deu certo, porque assistida pelo amor de Deus, pulsante em cada vida que, de alguma forma, deu sua contribuição à Azambuja”, lembrou Pe. Eder.IMG-20170418-WA0029

Matéria publicada no Jornal da Arquidiocese, edição de abril de 2017, página 09.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA