São João Paulo II terá monumento no centro da capital

>
>
São João Paulo II terá monumento no centro da capital

O Largo São João Paulo II, na frente da Catedral Metropolitana, receberá na próxima quarta-feira, dia 1 de fevereiro, às 16h, um monumento para homenagear o papa que visitou a capital catarinense em 1991. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, após pedido da Arquidiocese de Florianópolis.

A bênção do monumento será realizada após a missa da Novena Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, das 15h, presidida pelo Arcebispo, na Catedral Metropolitana, e contará com a participação do prefeito, Topázio Neto, entre outros.

Vida e Família de São João Paulo II (Karol Wojtyla)

Karol Józef Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920, na Polônia, cidade de Wadowice, cerca de 50 quilômetros de Cracóvia, filho de Karol e Emília. A gravidez que culminou com o nascimento de Karol Wojtyla era de risco para sua mãe, por isso, foi aconselhada que a interrompesse. Antes do nascimento de Karol Wojtyla, já havia morrido uma irmã. A mãe, Emília, morreu aos 45 anos, em 1929. Quando a mãe faleceu, ele tinha apenas nove anos de idade.

Edmund, seu irmão mais velho, que nasceu em 1906 e se licenciou em medicina em 1929, faleceu em 1932 por ter contraído escarlatina no atendimento aos doentes no hospital. A família se reduziu a ele e ao pai viúvo, que se concentrou na criação e educação do filho.

Na juventude, Karol Wojtyla teve grande apreço pelo teatro e pela literatura. Então, mudou-se com o pai para Cracóvia para estudar literatura polonesa. Em 18 fevereiro de 1941, faleceu seu pai, Karol.

O eixo de sua vida se desloca da literatura e do teatro para a religiosidade, e assim, em 1942, ele vai procurar o Bispo de Cracóvia. A vocação sacerdotal de Karol Wojtyla nasceu durante a ocupação nazista, no período da Segunda Guerra Mundial, e sua formação aconteceu no seminário clandestino de Cracóvia. No dia 1º de novembro de 1946, ele foi ordenado sacerdote. Depois, em 1958, foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia por Pio XII. E, em 1964, foi nomeado arcebispo de Cracóvia.

Foi eleito Papa aos 16 de outubro de 1978. Tratava-se de um papa não italiano – na época, ele era Cardeal em Cracóvia. Eleito com 99 votos, assumiu o nome de João Paulo II, em homenagem ao papa anterior Luciani, Papa João Paulo I.

São João Paulo II teve 27 anos de pontificado. Homem e líder decisivo na história da Igreja e do mundo, enfrentou o comunismo até a queda do Muro de Berlim, em 1989.

No fim de sua vida comoveu com seu sofrimento e faleceu no dia 2 de abril de 2005. Foi beatificado por Bento XVI no dia 1º de maio de 2011 e foi canonizado pelo Papa Francisco no dia 27 de abril de 2014.

São João Paulo II

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA