Santuário lota na abertura da Quaresma em Azambuja

>
>
Santuário lota na abertura da Quaresma em Azambuja

O reitor do Santuário e Pároco de Azambuja, o Pe. José Henrique Gazaniga presidiu a Missa de Quarta-feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro, que deu início ao período da Quaresma – quarenta dias de preparação para Páscoa, na qual celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Na oportunidade, Pe. José Henrique explicou o sentido da imposição das cinzas sobre a cabeça com o texto bíblico de Gêneses 3,19: “Lembra-te que és pó, e ao pó voltarás”, e indicou o versículo como principal sentido para a vivência do Tempo Quaresmal.

Segundo o padre, a tradição da imposição das cinzas vem da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com “hábito penitencial”, para receber o sacramento da reconciliação na Quinta-feira Santa.

Hoje a Igreja, preserva a tradição, mas o sentido é mais forte. “As cinzas simbolizam a transitoriedade da vida,ou seja, que somos peregrinos a caminho de um novo céu e de uma nova terra. A debilidade das cinzas faz lembrar a fragilidade humana”, destacou o sacerdote.

Ele apontou algumas práticas que também norteiam a Quaresma, como a Oração, a Caridade e o Jejum. “Cada um faça o jejum que for necessário, as vezes não é deixar de comer algum alimento. Posso fazer jejum das minhas palavras que possam ofender alguém da minha convivência.”

O sacerdote disse ainda que Deus vem ao nosso encontro, entregando seu Filho Amado para ser crucificado e morto. No entanto, Cristo viverá e vive porque ressuscitou, para dar vida a esse “pó” que somos nós, através do seu Espírito Santo.

A celebração no Santuário de Azambuja também lembrou o tema da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”.

Texto e fotos: Pascom/Santuário de Azambuja

Campanha da FraternidadePe. José Henrique GazanigaQuarta-feira de CinzasSantuário de Azambuja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA