Procissão de Nossa Senhora de Fátima passará pela Ponte Hercílio Luz neste domingo

>
>
Procissão de Nossa Senhora de Fátima passará pela Ponte Hercílio Luz neste domingo

A procissão em honra a Nossa Senhora de Fátima de 2023 está marcada para o dia 14 de maio, domingo, com saída às 16h da cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. A concentração dos fieis será em frente ao Parque da Luz, com a presença do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. A imagem de Nossa Senhora seguirá em cortejo aberto em um caminhão do Corpo de Bombeiros rumo ao Santuário inaugurado em 1945 no bairro Estreito, região continental da capital catarinense. Em 2022 a manifestação religiosa reuniu mais de 20 mil pessoas.

É a terceira vez que a procissão será realizada no cartão postal de Florianópolis. A primeira foi em 13 de maio de 1926 na inauguração da ponte. No dia 13 de maio a Igreja Católica celebra a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta. A origem das aparições foi em 1917 na Cova de Iria, em Fátima, Portugal, repetindo-se durante os seis meses seguintes sempre na mesma data e horário (meio-dia).

A procissão marca o encerramento do II Cerco de Jericó do Santuário Nossa Senhora de Fátima, realizado entre os dias 6 e 13 de maio. Em oito noites e sete dias ininterruptas de orações, fieis vivenciam momentos de fé em torno do tema “Por Tuas Chagas, Senhor, fomos curados. Por Tua Cruz fomos libertados”.

Percurso

O vão central da Ponte Hercílio Luz será fechado no domingo (14) a partir das 14h30. A procissão sairá da cabeceira insular, segue pela Rua Fluvio Aducci no Estreito, entra na Beira Mar Continental, segue até a Rua Belmira Isabel Martins indo até a Rua Afonso Pena, contornando a praça do Estreito e encerrando no Santuário Nossa Senhora de Fátima, com a bênção do Arcebispo de Florianópolis.

Alterações no trânsito

A Guarda Municipal preparou um esquema especial para controlar o trânsito ao longo do trajeto da procissão. Na região do parque da luz será fechada a Rua Jornalista Assis Chateaubriand. A rua 14 de Julho com a Fulvio Acucci será fechada durante o cortejo, assim como a Rua Belmira Izabel Martins. O fluxo será interrompido na rua General Liberato Bitencourt na esquina com a Praça do Estreito até a passagem dos fieis.

Cerco de Jericó

Jericó é uma das cidades mais antigas do mundo. Um fato bíblico relatado no Antigo Testamento (cf. Js 6,1-16) revela como a força e o poder da oração, derrubaram as imensas muralhas que tornavam o território inacessível. Deus revelou a Josué, encarregado de dar continuidade a missão de Moisés, como conquistar Jericó sem usar a força humana. Durante sete dias o povo deveria rezar e dar uma volta em torno da cidade com a Arca da Aliança. No último dia, ao som da trombeta, e com a sétima volta completada, as muralhas de Jericó cairiam. E assim, de fato, aconteceu. A promessa de Deus foi cumprida e o povo seguiu rumo a Terra Prometida.

A passagem bíblica se transformou em uma das manifestações de fé mais fortes e comoventes da Igreja Católica. O Cerco de Jericó é realizado durante uma semana com orações ininterruptas ao longo das 24 horas do dia. É a segunda vez que o Cerco de Jericó será realizado em 78 anos de história do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Estreito em Florianópolis. Com o tema Cura e Libertação, a edição de 2023 tem como lema “Por tuas chagas, senhor, formos curados. Por tua cruz fomos libertados.”. Na primeira edição, em 2022, o evento reuniu 10 mil fieis ao longo de uma semana de intensas orações.

Santuário Nossa Senhora de Fátima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA