3e4070a4-d1c9-4a89-9642-3c0938d2f888A primeira reunião geral dos padres em 2016 aconteceu no dia 15 de março e contou com 110 participantes. Eles se encontraram no salão paroquial da Paróquia Santa Terezinha, em Brusque. A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, na pessoa do coordenador, Pe. Revelino Seidler, foi a responsável pela condução dos trabalhos. O Arcebispo Dom Wilson Jönck, scj, desejou boas-vindas a todos e o pároco, Pe. Henrique Gazaniga, apresentou as instalações e disse que se sentiam alegres em acolhê-los. O seminarista Murilo Guesser conduziu a oração das Laudes.

Dom Wilson iniciou, com todos reunidos na igreja, um momento de meditação afirmando que o perdão das ofensas é a expressão mais evidente do amor misericordioso e, para nós cristãos, um imperativo de que não podemos prescindir, segundo o Papa Francisco. Continuou lendo a Conferência do Cardeal Joachim Maisner com o título, “Uma tragédia para a Igreja: o sacramento da confissão esquecido”, que convida os sacerdotes a se colocarem frequentemente quer de um lado quer do outro da grade do confessionário, para revigorarem constantemente sua alma e missão.

308cbc8b-171d-424a-9e92-ace0e969e152Seguiu-se uma celebração penitencial cujo ponto forte foi a oportunidade para atenderem confissões e se confessarem uns aos outros. Com todos no salão de reuniões Pe. Revelino encaminhou alguns eventos do Jubileu da Misericórdia, como o dos colaboradores da Mitra, das famílias e dos padres. Tratou ainda da coleta da Campanha da Fraternidade Ecumênica e da avaliação do 13º plano de Pastoral. Apresentou um vídeo convidando para o XVII Congresso Eucarístico Nacional em agosto, em Belém do Pará, e indicou o site http://cen2016.com.br.

Em grupos, as Foranias escolheram cada uma seu representante para integrar o Conselho Presbiteral, confirmaram a programação proposta pela Conselho Arquidiocesano de Pastoral para o jubileu dos colaboradores da Mitra ou deram outras sugestões, incluindo para a programação do jubileu dos presbíteros e para a realização dos Encontros Geracionais. O ecônomo geral, Pe. Leandro Rech, informou que o Anuário 2016 estava saindo e pediu ao diretor da Akari Gestão, Giovani Bolfoni,  para explicar a prestação de serviços em telefonia que começaram a desenvolver.

36df9697-4960-4888-bab7-43025a4c677aPadre Vilson Groh convidou para o Curso de Formação e para o Retiro dos Padres, divulgou as datas dos encontros Geracionais em abril e maio e disse que “cuidar daqueles que cuidam é uma responsabilidade da Pastoral Presbiteral”. Padre Josemar Silva falou sobre a missão do Pe. Antônio Schmitt na Bahia, ressaltando que ele precisará começar do início suas atividades pastorais. Ao final, Pe. Vânio da Silva comentou um levantamento dos Seminaristas de Santa Catarina e apresentou os novos formadores dos seminários. Padre Francisco Wloch, reitor do Seminário de Azambuja, agradeceu aos antecessores, à confiança nele depositada pelos padres e pelo bispo.

ecad0454-0f4d-4f6e-b23f-9b4864299af4

 

048bb6c0-4839-45a3-b20d-67f5403d0a1f                                                                                     

Por: Pe. Isaltino Dias – Secretário Geral

Colaboração das fotos: Pe. Leandro Rech e Paróquia Santa Teresinha – Brusque

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*