Pela imposição das mãos de Dom Wilson três seminaristas são ordenados Diáconos na Arquidiocese

>
>
Pela imposição das mãos de Dom Wilson três seminaristas são ordenados Diáconos na Arquidiocese
Foto: Giovanna Dutra Meyer/Assessoria de Comunicação

No dia 01 de maio, dia em que a Igreja celebra São José Operário, três seminaristas da Arquidiocese de Florianópolis foram ordenados Diáconos. A celebração aconteceu no Centro de Evangelização Angelino Rosa, CEAR, em Governador Celso Ramos. Os neo-diáconos Joel José Schvambach, José Vitor Fernandes Azevedo e Wagner da Silva foram ordenados pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ.

Por conta da continuidade da pandemia da covid-19 a celebração contou com um número restrito de participantes e todas as medidas para prevenção da doença foram respeitadas, como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento de no mínimo 2m entre cada pessoa e a disponibilização de álcool gel 70%. Estiveram presentes na celebração alguns padres e diáconos da Arquidiocese, familiares dos neo-diáconos e alguns convidados.

Com o auxílio da Comunidade Divino Oleiro, o Setor de Comunicação da Arquidiocese realizou a transmissão da celebração através das redes sociais. A transmissão aconteceu simultaneamente em 30 páginas de paróquias, movimentos e comunidades que pertencem a Arquidiocese de Florianópolis. Com está ação cerca de 7 mil pessoas puderam acompanhar a celebração.

Eleitos por Deus em favor do seu povo

A data para realização da ordenação foi escolhida com muito carinho pelos três diáconos, como explicou Dom Wilson durante a sua homilia. “Ainda no ano passado, após o Papa Francisco instituir o Ano de São José, os três (diáconos) expressaram a vontade de realizar a ordenação no dia de São José. Uma das justificativas é que dois deles possuem o nome de José e é com muita alegria que venho ordená-los no desta personalidade tão importante na vida de Jesus, na vida Igreja e em nossas vidas também” relata o Arcebispo.

Ainda durante sua homilia, Dom Wilson lembrou aos novos diáconos que eles foram escolhidos por para realizar a vontade Dele no meio do povo de Deus e destacou, “e o que se pede é que vocês sejam fiéis. E essa fidelidade não depende somente da boa vontade de vocês, ela é necessária, mas a fidelidade é graça. Deus que nos chama, nos sustenta e nos dá forças”.

A exemplo de José, que teve um papel muito importante na história da salvação, o Senhor os escolheu para exercerem também um importante papel na história da salvação do povo de Deus. “Desejamos é que vocês tenham a disponibilidade de servir a Deus, é para isso que vocês são ordenados. Estar a serviço da Palavra, proclamar a Palavra, viver a Palavra, fazer com a Palavra chegue no coração de todos. Seja através da catequese, de palestras, mas sobretudo através do testemunho” expressou Dom Wilson.

Ao finalizar sua homilia Dom Wilson os convocou aos neo-diáconos a “estarem a serviço da santidade. Deus nos quer santos. Sejam instrumentos para que todas as pessoas possam abraçar essa santidade”.

Enquanto aguardam a ordenação presbiteral os novos diáconos exercerão seu serviço pastoral nas paróquias a que foram designados no início deste ano:

  • José Vitor Fernandes Azevedo – Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Angelina.
  • Wagner da Silva – Paróquia São João Evangelista – Biguaçu
  • Joel José Schwambach – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Ingleses – Florianópolis.

Confira algumas fotos da celebração:

Assista a celebração de Ordenação Diaconal:

CEARComunidade Divino Oleirodiácono Joel José Schvambachdiácono José Vitor Fernandes Azevedodiácono Wagner da SilvaDom Wilson Tadeu Jönckordenação diaconal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA