Pe. Almir, um sacerdote atento às necessidades dos mais vulneráveis

>
>
Pe. Almir, um sacerdote atento às necessidades dos mais vulneráveis

A Paróquia São Francisco de Assis, em Forquilhinhas, São José, tem a alegria de ter como vigário paroquial, Pe. Almir José de Ramos; um homem cheio de Deus, e que impelido pelo Espírito Santo está sempre atento aos que mais precisam de inserção.

Seu trabalho incansável alcança muitos homens e mulheres em diversas condições. Como vice-coordenador nacional da Pastoral Carcerária e coordenador arquidiocesano, o sacerdote faz várias visitas no presídio de Florianópolis, como as dos últimos dias 17 e 21 de dezembro, onde levou alento, uma palavra de ânimo e doces de Natal para os presos.

Ainda em 2022, será inaugurada a Casa do Egresso, um projeto que visa acolher os egressos do sistema prisional. Esses presos passarão alguns dias acolhidos nessa casa, até serem reinseridos à sociedade, às suas famílias ou encaminhados para comunidades terapêuticas.

“Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz, e serás, servo de cada homem, servo por amor, sacerdote da humanidade “. Com esse lema sacerdotal, Pe. Almir também é o fundador e coordenador da Casa de Apoio São José que no último dia 13 de dezembro, completou quatro anos de existência e já ajudou muitas pessoas.  Esse espaço nasceu da urgente necessidade de acolher pessoas de várias cidades e até outros estados que tem seus parentes internados na UTI e demais setores do Hospital Regional, onde ele é também capelão, e Instituto de Cardiologia de Santa Catarina.

 Até mesmo pessoas, que precisam ficar apenas um dia no hospital ou necessitam lavar suas roupas e tomar banho. Nesses quatro anos, já foram servidas cerca de 63.820 refeições (entre café, almoço e janta), 17.426 pernoites e mais de 600 lavações de roupas e descansos.

É uma casa de acolhida, que tem a missão de ser sinal de esperança a quem vive o drama da enfermidade. No entanto, em nossa realidade eclesial, a Casa de Apoio São José necessita de muitas doações, que podem ser mantimentos, produtos de limpeza, roupas e colaborações em espécie. Se você quiser ajudar, entre em contato com Pe. Almir, no telefone (48) 99909-2101 ou (48) 98452- 4901.

Além de todos esses trabalhos, o nosso vigário paroquial visita os doentes, ministra os sacramentos e reza com eles. Atende diariamente moradores de rua, refugiados, migrantes e outros que o procuram. Uma vida doada por amor aos mais necessitados. Que o Espírito Santo continue iluminando sua vida e vocação para que mais pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus.

Elaine Vier da Silva – PASCOM Paróquia São Francisco de Assis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA