unnamed (1)A Arquidiocese de Florianópolis esteve presente no “II Curso de Pastoral Universitária”, organizado pelo Setor Universidades da CNBB e pelo Regional Nordeste 3, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de maio, no Centro de Treinamento de Líderes, em Salvador, Bahia.
O curso iniciou na noite do dia 29, com um primeiro momento de introdução do que é o Setor Universidades e a Pastoral Universitária e apresentação dos participantes. Em seguida ocorreu um momento de espiritualidade, com uma Via Lucis – via da luz – contemplando as estações da ressurreição de Jesus Cristo.

A manhã do dia 30 iniciou-se com uma reflexão sobre a passagem bíblica onde Jesus acalma a tempestade, tranquilizando os discípulos e questionando Pedro que teve medo e duvidou quando tentou caminhar com Jesus sobre as águas: “Porque duvidaste?”, perguntou Jesus. Em seguida, a palestra: “O atual cenário do ensino superior no Brasil”, onde foram tratados temas como: a importância da presença na Igreja nos ambientes universitários, qual a melhor forma de levar Cristo a este ambiente? Também é importante perceber o visível crescimento do número de alunos que ingressam no ensino superior.

A segunda palestra do dia foi sobre “Os três eixos da Pastoral Universitária – Visão global e espiritualidade”, onde foram destrinchados os eixos tratados no documento 102 da CNBB (“O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário”), sendo eles: 1) Espiritualidade, 2) Sócio educacional e 3) Reflexão e Formação. A partir destes eixos a Pastoral Universitária se organiza e planeja suas ações.

unnamedNa tarde do dia 30, tivemos um “Panorama da Pastoral Universitária no CELAM e no Brasil”, onde Ir. Maria Eugênia – atual assessora nacional do Setor Universidades – e Pe. Danilo – responsável pela PU do Regional Nordeste 3 -, num primeiro momento, mostraram a articulação e inserção das PUs nas IES, nas dioceses e nos regionais. Ainda falando sobre este panorama, Leonardo Cavalcante, colaborador do Setor Universidades, mostrou como se iniciou a articulação das PUs na América Latina e em seguida, no Brasil.

Ainda nesta tarde tivemos dois momentos analisando “cases” de Pastoral Universitária: primeiramente casos de problemas reais de Pastoral Universitária que ocorreram pelo Brasil. Em seguida foram mostrados casos de sucesso, onde atividades criadas foram bem-sucedidas e colaboraram para a expansão das Pastorais Universitárias presentes no Brasil.

No dia 31, ocorreu a palestra “Elementos da Cultura brasileira para ação pastoral na universidade”, com o Prof. Luciano Costa, consultor do Setor Universidades. Ainda nesta manhã, Leonardo Cavalcante traçou alguns pontos para a “Elaboração de um projeto de pastoral universitária, considerando os três eixos e as conexões com a cultura e o contexto latino-americano atual”.

Finalizando a manhã e o curso, Dom Estevão celebrou a Eucaristia – onde comemoramos a Festa da Santíssima Trindade -, finalizando assim, o II Curso de Pastoral Universitária.

Para quem quiser mais informações sobre a Pastoral Universitária da Arquidiocese de Florianópolis, entrar em contato:
Assessor: Pe. William Barbosa Vianna
Endereço: Rua Cônego Bernardo, 100, Ap. 202 Trindade – 88036-570 Florianópolis – SC
Fone: (48) 8421-0241
E-mail: [email protected]

Coordenador: Fernando Luiz
Fone: (47) 9960-6690
E-mail: [email protected]

Ou através do site Universitários Cristãos: universitarioscristaos.com.br.

Por: Fernando Luiz

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*