Pastoral da Educação dá seus primeiros passos na Arquidiocese

>
>
Pastoral da Educação dá seus primeiros passos na Arquidiocese

Foi realizada de modo online, no último sábado, dia 3 de julho, a terceira reunião ordinária da Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Educação, conforme cronograma da Arquidiocese.

Segundo o Diác. Ricardo Marques, a Pastoral da Educação está dando seus primeiros passos em nossa Arquidiocese. No início do ano letivo, várias paróquias realizaram a “bênção das mochilas e dos estudantes” e, atualmente, a equipe arquidiocesana da Pastoral da Educação está empenhada em identificar uma pessoa por forania que possa ser “um articulador”, “uma presença da Pastoral da Educação” naquela região.

As foranias Florianópolis Centro-Sul, Florianópolis-Continente, Camboriú, Barreiros e Itajaí, bem como o Setor Colégios Católicos, já estão representadas nesta equipe arquidiocesana.

Além disso, conforme sugestão do Setor Educação da CNBB, o próximo passo que deve ser dado na Arquidiocese é o início de um cadastro arquidiocesano de Educadores Católicos, a fim de que se possa oferecer subsídios, orientações, documentos, reflexões e também incentivo a todos os que desempenham a nobre missão de educar.

Em outubro de 2020, o Papa Francisco lançou para o mundo a proposta do Pacto Educativo Global, que busca reunir todas as forças da sociedade em prol de uma educação mais humanista e solidária para a atual e as futuras gerações.

Além disso, temos pela frente a Campanha da Fraternidade de 2022, que terá como tema “Fraternidade e Educação” e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26). A campanha será também um marco comemorativo dos 40 anos da Pastoral da Educação no Brasil.

“Queremos aproveitar estas motivações para alavancar uma especial e articulada ação pastoral em nossa arquidiocese, voltada à educação, envolvendo educadores, estudantes, leigos e leigas ‘apaixonados’ pela causa educação, religiosos, ministros ordenados, gestores públicos e pessoas de boa vontade, pois, como diz o Papa Francisco, inspirado num provérbio africano: ‘para se educar uma criança é preciso uma aldeia inteira'”, escreve a equipe.

O e-mail oficial da Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Educação está a disposição: [email protected].

Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Educação

Pastoral da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA