Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Angelina, celebra centenário de fundação

>
>
Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Angelina, celebra centenário de fundação

No dia 8 de abril, a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Angelina, celebrará 100 anos de fundação. Para celebrar o centenário será realizada uma missa em ação de graças. A celebração acontecerá na Igreja Matriz, às 18h, e poderá ser acompanhada presencialmente pelos fiéis, sempre guardando as medidas sanitárias para a prevenção da Covid-19.

A missa celebrativa será presidida pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Alcides Albony do Amaral, e concelebrada pelo pároco, Pe. Francisco Rohling e o vigário paroquial, Pe. Alex Macedo de Liz Júnior. Após a celebração acontecerá a inauguração da placa comemorativa do centenário que ficará ao lado da placa de inauguração na entrada da igreja. Para o encerramento das comemorações, os presentes também poderão acompanhar uma queima de fogos.

Um século de fé e devoção

A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi instituída através do decreto episcopal nº 6 assinado que foi promulgado por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, bispo da época. O primeiro pároco, Pe. Frei Gervásio Kraemer, tomou posse no 17 de abril de 1921. Inicialmente a paróquia possuía seis comunidades: Matriz, Perdidas (atual Betânia), Garcia, Rancho de Tábuas, III Linha e Fartura. Em 1925 a paróquia passou a atender também as comunidades do município de Rancho Queimado.

A primeira Igreja Matriz da paróquia foi a Capela São Carlos Borromeu, que foi construída em 1863. Já em 1946 está capela foi desmontada para dar lugar a nova Igreja Matriz, que recebeu como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e São Carlos Borromeu como seu segundo padroeiro. A inauguração da Matriz aconteceu em 23 de maio de 1948 e contou com a presença de milhares de pessoas.

Atualmente a paróquia abrange 18 comunidades nos munícipios de Angelina e Rancho Queimado.

Lançamento do hino do centenário

Como parte das comemorações pelos 100 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi lançado no mês de março o hino do centenário. O evento de lançamento aconteceu de forma online nas redes sociais da paróquia. A composição do hino foi de responsabilidade dos paroquianos Lucas Mendes Silva (composição), Maurício Agasse Boldrin (arranjo e adaptação) com a contribuição de Elaine Andrade Antunes, Mateus Henrique Fuck e Talles Fraga. O hino está disponível no canal do youtube da paróquia, acesse: http://bit.ly/ParóquiadeAngelina.

Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Angelina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA