Paróquia do Santíssimo Sacramento acolhe seminaristas do 3º ano da Etapa Configuradora

>
>
Paróquia do Santíssimo Sacramento acolhe seminaristas do 3º ano da Etapa Configuradora

No dia 16, 17 e 18 de setembro os seminaristas do 3º ano da Etapa Configuradora estiveram em nossa paróquia para um retiro de preparação para a instituição ao ministério do acólito. O retiro foi pregado pelo Pe. Eder C. Celva, na própria casa paroquial.

O ministério do acólito é um importante passo de amor à Eucaristia, na vida do Seminarista, rumo ao Sacramento da Ordem. O ministério de acólito habilita para ajudar os diáconos e servir os sacerdotes em
suas funções litúrgicas. Os Acólitos Instituídos, em circunstâncias específicas podem ser encarregados de expor e repor a Sagrada Eucaristia para a adoração pública dos fiéis, mas não dar a bênção do Santíssimo. Devem auxiliar o diácono e o sacerdote nas funções litúrgicas, principalmente na celebração da Missa. O acólito exerce seu trabalho na procissão para o altar, podendo levar a cruz ou a vela; na liturgia eucarística, com a ausência do diácono, arruma o corporal sobre o altar, o purificatório, o cálice e o missal, além de apresentar o turíbulo ao sacerdote; no rito da comunhão ajuda a distribuir a Sagrada Comunhão como Ministro Extraordinário; após a distribuição da comunhão, contribui com o sacerdote ou o diácono na purificação dos vasos sagrados (cf. Missal Romano, nº 143 a 147).

Os seminaristas também participaram das Missas nas comunidades da Vila e da Matriz Santíssimo Sacramento. Rezemos pelas vocações para que em cada comunidade haja uma nova vocação.

Paróquia Santíssimo Sacramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA