Lectio Divina – Lc 5,4– Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Lc 5,4– Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio (leitura)

“Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’” (Lc 5,4).

Meditatio (meditação)

Depois de uma noite inteira de trabalho sem grandes resultados, Simão Pedro e seus companheiros de pesca são surpreendidos com a presença de Jesus de Nazaré. Com a força do Espírito, Jesus ensina as multidões famintas do pão da Palavra. As barcas paradas na margem do lago simbolizam o desânimo, a falta de esperança destes pescadores. Jesus aparece na vida destes homens fracassados com uma provocação: “Avança para águas mais profundas” (Lc 5,4). O cristão não trabalha em águas rasas, mas se lança em águas profundas. Lançar-se ao mistério de Deus exige coragem e confiança à Palavra de Jesus: “Em atenção à tua Palavra, vou lançar as redes” (Lc 5,5). Do chamado de Jesus e da resposta confiante do ser humano nasce a vocação: “De hoje em diante serás pescador de homens” (Lc 5,10).

Oratio (oração)

Mestre, em atenção à tua Palavra, vou lançar as redes.

Contemplatio (contemplação)

Somos convidados a contemplar a pesca milagrosa realizada por Jesus. A grande pesca de Jesus não consiste apenas na quantidade de peixes apanhados, mas na pesca dos corações de homens e mulheres que se deixam tocar por seu amor.

Missio (missão)

Os pescadores “deixaram tudo e seguiram Jesus” (Lc 5,11). Deixar tudo e seguir o Mestre é disposição fundamental para se tornar um discípulo missionário. Ser Igreja é ser missão. A pesca precisa continuar, mesmo em meio aos fracassos e desafios. Que a confiança na Palavra de Deus continue a nos motivar para a pesca do Reino.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva
Artigo publicado na edição de fevereiro de 2019 do Jornal da Arquidiocese, página 08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA