Juventude Missionária da Arquidiocese se reúne para formação regional

>
>
Juventude Missionária da Arquidiocese se reúne para formação regional

Cerca de 40 jovens das dioceses de Blumenau, Joinville, Lages e Arquidiocese de Florianópolis foram acolhidos na Capela Nossa Senhora das Graças, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Itapema, para o Encontro de Formação Estadual da Juventude Missionária que aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto.

O encontro teve a assessoria do Pe. Badacer Neto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Os jovens missionários foram convidados a refletir e a dialogar sobre o tema do Mês Missionário Extraordinário voltado à juventude: “Batizados e enviados, a Juventude Missionária em missão no mundo.”

Num segundo momento os jovens foram divididos em grupos e saíram, juntamente com algumas lideranças da própria comunidade, para visitar as casas das famílias da região do Rio da Fita. Durante a missão os jovens puderam vivenciar um pouco da realidade local e a disparidade comum de uma cidade turística, cuja desigualdade é vista pela carência de moradias dignas naquele bairro em contrapartida da infraestrutura de alto padrão dos edifícios situados à beira mar.

A jovem missionária Érica Carina, da Arquidiocese de Florianópolis, conta que “desde o momento da saída, eu me senti inspirada pelo Espírito Santo. Me enchi das coisas boas que Deus me proporcionou a cada passo. Em cada Pai Nosso e Ave Maria, eu me senti ainda mais próxima de Jesus. Como foi minha primeira missão, eu não sabia exatamente como iria ser, muito menos a sensação que eu teria ao olhar para cada uma das pessoas que conversamos. Quando me dei conta, estava envolvida com a graça de Deus e muito eufórica por estar ali. Eu sequer queria sair de lá porque, por mais precária fosse a situação daquelas moradias, a sensação de estar próxima do Senhor me inundava”.

A caminhada missionária proporcionou um crescimento pessoal e espiritual aos participantes, convidando mais uma vez os jovens a encontrar Jesus no olhar de cada irmão visitado. Impulsionados pela palavra de Jesus e o amor de Maria, os jovens conversaram com moradores de diferentes faixas etárias, escutaram com atenção cada um deles, convidaram as famílias para participarem da Missa da comunidade e divulgaram os encontros da Infância e Juventude Missionária.

Jarne Ávila Neto
Paróquia Sagrado Coração Jesus – Itapema

Infância e Adolescência Missionária (IAM)ItapemaParóquia Sagrado Coração de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA