IDES celebra a Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais antigas da Grande Florianópolis

>
>
IDES celebra a Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais antigas da Grande Florianópolis

A Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES) já celebra a Festa de Culto ao Divino Espírito Santo há 249 anos, que é conhecida e reconhecida como a Festa do Divino mais tradicional da Grande Florianópolis e, em fevereiro de 2018, foi reconhecida como Patrimônio Imaterial Cultural de nosso estado.

Em 2022, a festa está em um formato mais compacto, mas não menos importante. A festa acontecerá de 2 a 5 de junho, contando as missas do Tríduo acontecendo de 2 a 4. No dia 5, acontece o o tradicional cortejo, seguida da Missa de Pentecostes, e também um almoço festivo, que além de um delicioso carreteiro contará com música ao vivo, barraca de pescaria, apresentação de boi de mamão e sorteio de vários prêmios para quem adquiriu os ingressos do almoço. O almoço é fechado, porém os portões serão abertos ao público, às 14h, para apresentação do boi de mamão.

Festa do Divino 2022
Dia 02/06 – 1ª Missa do Tríduo, às 19h, na Capela do Divino
Dia 03/06 – 2ª Missa do Tríduo (Missa das Bandeiras), às 19h, na Capela do Divino
Dia 04/06 – 4ª Missa do Tríduo, às 18h, na Capela do Divino
Dia 05/06 – Missa de Pentecostes com tradicional cortejo, a partir das 10h, na Capela do Divino, e almoço festivo, a partir das 11h, na sede da IDES.

A Capela do Divino fica localizada na Praça Getúlio Vargas (Praça dos Bombeiros) e a sede da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), na rua Emílio Blum, 124, no Centro de Florianópolis.

Sobre a IDES

A Irmandade do Divino Espírito Santo é uma organização não governamental, católica, e sem fins lucrativos que foi fundada em 1773 na antiga Ilha do Desterro, hoje chamada de Florianópolis. Inicia como uma “instituição” ao culto do Divino Espírito Santo, tanto que até hoje é responsável pela Festa do Divino mais tradicional da região. E há 111 anos atua em ações voltadas à Assistência Social, por meio de quatro programas:

Lar São Vicente de Paulo: Serviço de acolhimento que presta cuidados integrais à 20 crianças de 0 a 6 anos que tiveram seus direitos violados, encaminhadas pelo conselho tutelar e pela vara da infância e juventude.

Centro de Educação Infantil Girassol: Contribui para a formação pessoal, psicossocial e educativa de crianças de 4 meses a 5 anos. Atende 400 crianças em regime integral na forma de educação infantil.

EducArte: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, atende, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, desenvolvendo atividades de cunho educativo, cultural e esportivo.

Formação Aprendiz: Presta atendimento, capacita, insere e acompanha os adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei da Aprendizagem.

Texto: Marketing/IDES

Festa do Divino Espírito SantoIDESIrmandade do Divino Espírito Santo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA