Hospital de Brusque incentiva clima familiar no atendimento a pacientes

>
>
Hospital de Brusque incentiva clima familiar no atendimento a pacientes

IMG_8030O Hospital e Maternidade Dom Joaquim, de Brusque, completou 51 anos no dia 15 de setembro. Em clima de festividade, a entidade se prepara para em breve dar mais um passo em sua história: ter um pronto-atendimento 24 horas por dia.

Atualmente o hospital, pertencente à Arquidiocese de Florianópolis, realiza consultas, exames e faz o atendimento para pacientes cirúrgicos. “São geralmente cirurgias com recuperações de curto prazo, onde o paciente fica um dois dias internado e já pode ir para casa”, explica a enfermeira Vera Lucia Civinsk, 52, que há 09 anos trabalha no local.

“Somos aqui como uma família – enfatiza Vera – enquanto as pessoas esperam para ser atendidas, conversamos um pouco com elas, damos um docinho, cuidamos para que se sinta bem acolhido”.

Espaço conta com infraestrutura para o acolhimento de leitos.
Espaço conta com infraestrutura para o acolhimento de leitos.

O hospital é mantido por meio de convênios com a Prefeitura e empresas privadas, porém quando não é possível fechar o saldo do mês, sempre conta com o auxílio da comunidade. O paroquiano da Paróquia Santa Catarina e membro da diretoria da instituição, Valdir Schatt, 54, explica que uma vez a cada dois anos eles recebem mercadorias apreendidas da Receita Federal e com isso fazem um bazar para arrecadar fundos. “Também temos o apoio de algumas empresas que fazem doações de enxovais ou outras necessidades”, observa.

Valdir, que está na diretoria há 10 anos, expressa sua alegria em poder colaborar em uma entidade que ajuda a população. “É muito gratificante poder ajudar, ainda mais sabendo que 92% dos atendimentos no hospital são por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o paciente não precisa desembolsar recursos para ser atendido”, define. Toda a diretoria do hospital é composta por voluntários, coordenada pelo pároco da Paróquia Santa Catarina, Pe. Timóteo Steinbach.

Matéria publicada na edição de outubro de 2015, do Jornal da Arquidiocese, página 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA