Guabiruba comemora 60 anos de fundação da Paróquia e terá bênção especial à cidade, no Morro São José

>
>
Guabiruba comemora 60 anos de fundação da Paróquia e terá bênção especial à cidade, no Morro São José

A bonita procissão da imagem de São José em Guabiruba será repetida neste final semana, data duplamente especial para o município: o dia do padroeiro do Oratório São José e os 60 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Anunciado como patrono do município na década de 1960, pelo pároco da época, São José é celebrado universalmente pela Igreja Católica no dia 19 de março. Por isso, diversas programações festivas e litúrgicas são desenvolvidas também em nossa região, que tem forte devoção ao padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Em Guabiruba não é diferente e a data é celebrada com a tradicional festa de São José.

No mesmo dia, às 18h, ocorrerá a missa solene pelos 60 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, concluindo, na ocasião, as sete noites com Maria. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.

O assunto foi tema de entrevista ao vivo no Programa Da Hora da Rádio Diplomata FM desta sexta-feira, com o Pe. Marilton Nuss – pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para falar dos 60 anos da paróquia, e Marcos Antônio Schweigert, Popular Quico, coordenador da Comunidade São Cristóvão, para falar sobre a festa de São José.

Patrono de Guabiruba

A celebração festiva para com São José acontece na comunidade São Cristóvão, no bairro Aymoré. Isso se deve porque a comunidade tem tido um cuidado especial com o Oratório situado no Morro São José, há muitos anos. É um Oratório bastante visitado, procurado, e, por isso, no domingo pela manhã, haverá uma missa solene na Capela São Cristóvão. No mesmo dia, à noite, um grupo de pessoas levará, de volta ao Morro São José, a imagem para o Oratório, conforme destaca o pároco.

“Essa dinâmica vem ocorrendo há alguns anos. Sempre na missa solene pela manhã a imagem que está no Oratório vem até a igreja São Cristóvão e, à noite, é levada de volta. Teve anos que fizemos procissão e em outros fizemos uma carreata, com um limitado número de carros, já que não há muito espaço no morro. Chegando ao local, é feita uma bênção especial sobre todo o município. Isso porque na década de 1960, entre os anos 1962 e 1963, o pároco daquela época apresentou São José como patrono da cidade”, declarou o atual pároco.

Confira a programação e participe

Na Comunidade São Cristóvão, Aymoré: Sexta-feira (17), venda de cuca e cachorro-quente durante todo o dia. Sábado (18), venda de cuca, bolo e cachorro-quente até às 18h. Domingo (19), às 9h30, missa solene em honra a São José, na Comunidade São Cristóvão, bairro Aimoré, celebrada pelo pároco, Pe. Marilton Nuss. Após a celebração, almoço com tradicional prato sortido, completo serviço de bar e cozinha. Às 18h, missa solene pelos 60 anos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, celebrada pelo Bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. A missa será no Salão Cristo Rei, por conta da reforma que ocorre na igreja Matriz. Às 20h, bênção sobre a cidade, celebrada no Oratório São José, no Morro São José.

Lugar especial em Guabiruba

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não possui comunidade que tem como padroeiro São José, mas a cidade reserva um lugar muito especial para essa devoção: o Complexo Turístico Morro São José. Ali há diversos atrativos como o Mirante da cruz, Oratório, Trilha Ecológica e Religiosa e a Pista de parapente com a prática do voo livre.

Oratório e Cruz

Cansados das tempestades e frequentes chuvas de granizo que devastavam as lavouras, o Padre Mathias Engel procurou resolver o caso, apelando ao patrocínio de São José, padroeiro dos trabalhadores. Em final de 1962, o Padre reuniu alguns moradores do bairro Aymoré e subiram a montanha, abrindo uma picada a facão. Chegando ao topo, ficaram extasiados com a maravilhosa vista. Após descanso, ergueram uma tosca cruz. O Pe. Mathias então lançou o desafio para que fosse construído um cruzeiro de concreto em substituição ao provisório. A ideia contagiou as pessoas e iniciou-se o mutirão para levar até o local desejado o ferro, cimento, areia e água. No Natal de 1962, a cruz estava pronta, esperando para ser abençoada. Atualmente esta construção foi restaurada e é possível observar a cruz de diversos pontos da cidade.

Texto: Juliane Ferreira/Diplomata FM

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo SOcorro - Guabiruba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA