GBF e CEBs refletem sobre o Documento Comunidade de Comunidades

>
>
GBF e CEBs refletem sobre o Documento Comunidade de Comunidades
Pe. Vilson Groh falou para as equipes
Pe. Vilson Groh falou para as equipes

Aconteceu no dia 06 de junho, na Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu, a reunião arquidiocesana das Coordenações de Foranias dos Grupos Bíblicos em Família (GBF) e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Na oportunidade, o grupo refletiu sobre a atuação pastoral e comunitária na perspectiva de uma Igreja Comunidades de Comunidades. Pe. Vilson Groh, que abordou o tema, ressaltou para a importância de uma atuação incorporada na vida do povo, de uma Igreja atenta aos gritos e apelos dos mais empobrecidos e marginalizados, de uma Igreja que assuma verdadeiramente a Espiritualidade da Cruz.

A Espiritualidade da Cruz é compreendida por aquela voltada para as cruzes carregadas diariamente pelas periferias, pelos pequenos, por aqueles que não têm voz e nem vez. Uma espiritualidade que vê no pobre, na prostituída, no morador de rua, no preso, no jovem marginalizado, em tantos rostos sofridos, o rosto sofredor de Jesus. A Igreja precisa dar voz e vez para estes, pois são os sujeitos do processo, os preferidos do Reino.  A conversão muitas vezes passa pela pobreza que reflete numa atuação desprendida de bens materiais, mas enriquecida de cidadania, dignidade e vida plena para todos.

Os GBF e CEBs devem sempre estar atentos a essa opção preferencial pelos pobres, priorizada há tanto tempo pela nossa Igreja da América Latina e sensível às necessidades da vida em comunidade, e que agora vem sendo reafirmado pelo Papa Francisco.

unnamed (1)O Jesus de Nazaré, o Cristo histórico que andou com o povo, anunciou, denunciou, e pregou a Boa Nova, é o mesmo Jesus que hoje caminha conosco, com as comunidades. Que possamos, a exemplo do Papa Francisco, nunca perder a esperança, e com alegria ser os protagonistas de uma Igreja libertadora povo de Deus.

Por: Equipe diocesana das CEBs/GRF

Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)Grupos Bíblicos em Família (GBF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA