Encontros do processo de Iniciação à Vida Cristã prosseguem junto às famílias

>
>
Encontros do processo de Iniciação à Vida Cristã prosseguem junto às famílias
Catequizanda da Paróquia São João Bosco, em Itajaí

Os encontros de catequese da Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Florianópolis foram suspensos por conta da pandemia do coronavírus. Para preservar os catequizandos e suas famílias do contágio do vírus, a Coordenação de Catequese da Arquidiocese, juntamente com os catequistas das paróquias, assumiram a atitude de prosseguir com os encontros, agora feitos através dos meios de comunicação digitais.

Em quase todas as paróquias, é possível perceber o esforço em manter a continuidade dos encontros e não deixar esmorecer a compreensão e a prática do seguimento de Jesus Cristo.

Um exemplo é a Paróquia São João Bosco, de Itajaí, que durante a quarentena aderiu ao mundo digital para a evangelização dos seus grupos de IVC. Os catequizandos recebem orientações dos catequistas via whatsApp, para que façam os encontros, chamando atenção, sobretudo, à leitura da Palavra de Deus e ao que é solicitado para a sua reflexão junto com seus pais ou responsáveis.

Criatividade e proximidade

Alguns catequistas também estimulam a fazer as atividades previstas no itinerário, tendo presentes os símbolos, sobretudo os que acompanham o ano litúrgico. Os itinerários, neste momento, chamam atenção ao tempo quaresmal e, logo após, à celebração da Páscoa.

Ir. Florinda Preste, da Paróquia de Santo Amaro fala com entusiasmo sobre como os catequistas têm ajudado os seus catequizandos com suas famílias neste processo. Mesmo aos que têm dificuldades de internet, um recado é passado via telefone. 

O Padre Enri Clemente, sdb, pároco da Paróquia São João Bosco, comenta: “Apesar do momento de isolamento social devido ao coronavírus, não podemos perder nossos momentos de fé e de evangelização. Esse trabalho a distância também dá mais esperança a todos para superar essa situação”. 

Segundo a coordenadora do Serviço de Animação Bíblico-Catequético da Arquidiocese de Florianópolis, Ir. Marlene Bertoldi, a Iniciação à Vida Cristã propõe um caminho de fé feito de maneira processual que necessita de esforço e perseverança. Para isso, este processo precisa ser alimentado pela oração, leitura da Palavra, celebrações. “Não é um caminho que acaba com o sacramento, isto é, apenas ocasional. Chamamos de itinerário porque visa uma continuidade permanente. A Iniciação à Vida Cristã vivida e acompanhada em família nos dá a certeza de que a fé tem bons alicerces”, acrescenta.

As famílias, que são igrejas domésticas, têm um papel importante neste processo do despertar da fé, não por mera tradição, mas por livre escolha. “A convicção e adesão a Jesus se dá através do testemunho, e neste tempo de reclusão os pais e responsáveis são convocados a estar junto das crianças, adolescentes e jovens para mostrar-lhes o verdadeiro sentido da fé através da realização dos encontros de catequese”, completa Ir. Marlene. 

Os encontros retornarão à normalidade quando houver a autorização dos órgãos responsáveis, contudo o testemunho que as famílias dão as suas crianças, adolescentes e jovens será inesquecível. Há também a preocupação com o adiamento das celebrações de Primeira Comunhão e da Confirmação que seriam realizadas no período pascal. Neste ponto, Irmã Marlene tranquiliza as famílias, pois assim que a situação estiver normalizada novas datas serão marcadas.

Matéria publicada no Jornal da Arquidiocese de Florianópolis no mês de abril

catequeseIniciação à Vida CristãIsolamento Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA