Corpus Christi: confira o horário das celebrações de 2023

>
>
Corpus Christi: confira o horário das celebrações de 2023

As paróquias de toda a Arquidiocese de Florianópolis se preparam para as tradicionais celebrações de Corpus Christi neste dia 8 de junho. Muitas já divulgaram sua programação para a missa e procissão com tapetes da solenidade.

Na Catedral Metropolitana, a confecção dos tapetes será na manhã de quinta-feira, a partir das 8h30. O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, preside a missa às 15h, seguida de procissão pelas ruas do centro da capital.

Corpus Christi e solidariedade

A solenidade que celebra a Eucaristia, alimento espiritual de todos os católicos, é a oportunidade perfeita para intensificar a solidariedade. A maioria das paróquias promovem campanhas de arrecadação de alimentos, de higiene e limpeza, e de roupas e cobertores. As doações podem ser entregues antes, nas secretarias paroquiais, ou no dia, durante as celebrações. Na Catedral Metropolitana, as doações serão destinadas ao Asilo Irmão Joaquim e à Pastoral do Migrante e seguirão o tema: “O Pão de Cristo é o Pão Solidário”.

A Arquidiocese de Florianópolis é uma circunscrição eclesiástica que compreende 626 comunidades organizadas em 74 paróquias, em 30 municípios catarinenses. A programação das paróquias está disponível abaixo.

Divulgue os horários da sua comunidade e paróquia enviando as informações para a Assessoria de Comunicação pelo Whatsapp: (48) 99673-1266, ou por e-mail: [email protected].

Os tapetes de Corpus Christi
A confecção do tapete para a solenidade de Corpus Christi é uma tradição iniciada, segundo historiadores, em Portugal e difundida no Brasil por seus colonizadores. Consiste na elaboração de cenas e representações bíblicas e da fé católica com uso de materiais como serragem, sal, borra de café, areia e outros mais.

Seu sentido é de honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo com a produção do caminho pelo qual ele passará, conduzido pelo bispo ou sacerdote no ostensório, fazendo memória, também, da multidão que estendia ramos e mantos para que Jesus passasse em sua entrada em Jerusalém na Semana Santa.

O primeiro a passar sobre o tapete é o bispo ou padre que leva Jesus Eucarístico e somente depois outras pessoas podem pisar. Tanto é que, na procissão de entrada da Missa, todos aqueles que a compõe, passam nas laterais do tapete, reservando-o para Jesus que passará na procissão ao final da Celebração.

FLORIANÓPOLIS

AGRONÔMICA – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz Gonzaga: Na igreja matriz, missa às 10h. Na Igreja Nossa Senhora da Conceição, às 18h. Os tapetes da serão feitos com agasalhos e cobertores arrecadados nas celebrações e distribuídos às famílias carentes da paróquia.
BASE AÉREA – Capelania Nossa Senhora de Loreto: missa às 09h
BALNEÁRIO DO ESTREITO – Paróquia Nossa Senhora da Glória: missa às 9h, seguida de procissão.
CAMPECHE – Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração: confecção de tapetes a partir das 7h; missa e procissão às 10h.
CANASVIEIRAS – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe: missa e procissão às 9h.
CAPOEIRAS – Paróquia São João Batista e Santa Luzia: missa e procissão às 10h.
CENTRO – Paróquia Nossa Senhora do Desterro e Santa Catarina de Alexandria: missa e procissão às 15h com a presença do Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck; às 8h30 no Asilo Irmão Joaquim; e às 18h15 na Catedral.
COLÉGIO CATARINENSE – Igreja Santa Catarina de Alexandria: missa às 9h30.
COLÔNINHA – Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Goretti: missa e procissão às 9h, na Igreja Matriz, e sem procissão às 19h; às 9h, missa e procissão às 9h na comunidade Nossa Senhora Aparecida (Monte Cristo)
COQUEIROS – Paróquia Nossa Senhora do Carmo – missa e procissão às 9h.
ESTREITO – Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Fátima: no santuário, missas às 9h e às 20h. Na Capela Bom Jesus dos Aflitos, às 18h.
INGLESES – Paróquia e Santuário Sagrado Coração de Jesus: missa às 14h na Igreja Santa Catarina de Alexandria, no Sítio Capivari. Não haverá missa no santuário.
JARDIM ATLÂNTICO – Paróquia São José e Santa Rita de Cássia – missa às 19h.
LAGOA DA CONCEIÇÃO – Paróquia Imaculada Conceição: confecção de tapetes a partir das 7h e a missa às 10h.
MONTE VERDE – Paróquia São Francisco Xavier: missa às 9h30, na Igreja Matriz.
PRAINHA – Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus: às 20h
RIBEIRÃO DA ILHA – Paróquia Nossa Senhora da Lapa: às 10h, missa na Matriz do Ribeirão da Ilha; às 16h, no Asilo São Francisco, no Alto Ribeirão; e 20h, na Igreja São João Vianney, na Fazenda do Rio Tavares.
SANTO ANTÔNIO DE LISBOA – Paróquia Nossa Senhora das Necessidades: confecção de tapetes a partir das 7h; e missa e procissão, às 9h30.
SACO DOS LIMÕES – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem: Missa e procissão, às 18h, na Igreja Matriz; às 9h, na Ressacada.
– TRINDADE – Capelania Militar Cristo Rei (PM): Missa às 9h.
– TRINDADE – Paróquia Santíssima Trindade: missa às 9h, seguida de procissão e bênção do Santíssimo Sacramento em volta da Praça Santos Dumont.

ANGELINA E RANCHO QUEIMADO

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição: missa às 9h, no Rancho Queimado; às 9h30, em Santuário de Angelina; às 15h, em Bethânia às 19h, em Garcia.

ANITÁPOLIS

Paróquia São Sebastião: missa e procissão às 15h.

ANTÔNIO CARLOS

Paróquia Sagrado Coração de Jesus: missa às 9h na Igreja Matriz, com arrecadação de produtos de higiene e limpeza para doação para os seminários.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ARIRIBÁ – Paróquia São Sebastião: missa às 9h e às 19h, com tapete dentro da igreja.
– CENTRO – Paróquia Santa Inês: na Igreja Matriz, missa às 9h (exposição do Santíssimo), 17h (procissão) e 19h30 (exposição do Santíssimo). Na Capela Santa Catarina de Alexandria, às 9h, com exposição do Santíssimo. Transmissão Ao Vivo às 17h, da Procissão do Santíssimo pelo Facebook e Youtube.
VILA REAL – Paróquia Nossa Senhora Aparecida: confecção de tapetes às 6h e missa às 9h.

BIGUAÇU

Paróquia São João Evangelista: Na parte da manhã, haverá missa às 9h na Matriz, em Canudos, Sorocaba de Fora e Tijuquinhas. Às 15h, a missa será em Fundos, Encruzilhada, Santa Catarina e Saudade.
Paróquia São João Batista: às 15h no Salão Paroquial.

BOMBINHAS

Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição: missa às 15h.

BOTUVERÁ

Paróquia São José: missa e procissão às 8h, na Igreja Matriz.

BRUSQUE

ÁGUAS CLARAS – Paróquia São Judas Tadeu: confecção dos tapetes a partir das 5h. A missa solene será às 9h e, em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento. Também haverá missa às 19h30.
AZAMBUJA – Santuário de Azambuja: confecção dos tapetes a partir das 8h. A missa solene será às 15h e, em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento. Também haverá missa às 19h.
CENTRO – Paróquia São Luís Gonzaga: missa seguida de procissão às 09h
DOM JOAQUIM – Paróquia Santa Catarina: missa e procissão às 8h.
SANTA TERESINHA – Paróquia Santa Teresinha: confecção de tapetes a partir das 4h30, e missa às 9h com procissão.

CAMBORIÚ

CENTRO – Paróquia Divino Espírito Santo: confecção dos tapetes na parte da manhã e missa e procissão às 15h, transmitida pelo Facebook da paróquia.
MONTE ALEGRE– Paróquia Senhor Bom Jesus: confecção dos tapetes às 4h e missa às 9h, no Ginásio CAIC.

CANELINHA

Paróquia Sant’Ana: missa às 9h na Matriz.

GAROPABA

Paróquia São Joaquim: a confecção dos tapetes começa a partir das 8h no entorno da praça e a missa com procissão às 15h.

GOVERNADOR CELSO RAMOS

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes: confecção de tapetes a partir das 6h; missa e procissão às 09h30. Também, haverá missa às 15h

GUABIRUBA

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: missa e procissão às 9h, na Igreja Matriz.

ITAJAÍ

CENTRO – Paróquia Santíssimo Sacramento: confecção de tapetes a partir das 07h; missa e procissão às 15h.
CORDEIROS – Paróquia São Cristóvão: missa às 9h, seguida de procissão.
DOM BOSCO – Paróquia São João Bosco: confecção de tapetes, a partir das 05h; missa às 9h, na Igreja Matriz São João Bosco. Após a celebração, procissão até a Comunidade São Judas Tadeu.
FAZENDA – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes: missa com procissão às 15h.
SÃO VICENTE – Paróquia São Vicente de Paulo: missa às 9h30.
SÃO JOÃO – Paróquia São João Batista: missa às 10h.

ITAPEMA

CENTRO – Paróquia Santo Antônio: confecção de tapetes a partir das 6h; missa com procissão às 9h30 e missa sem procissão às 15h.
MEIA PRAIA – Paróquia Sagrado Coração de Jesus: confecção dos tapetes a partir das 6h e missa às 9h30.

LEOBERTO LEAL

CENTRO – Paróquia Sagrado Coração de Jesus: missa às 09h na Igreja Matriz; e às 15h em Boiteuxburgo

NOVA TRENTO

Paróquia São Virgílio: missa e procissão pelo centro da cidade às 8h, na Igreja Matriz; às 8h na São Paulo (Aguti); às 9h30 na Capela Santo Estanislau (Vulsugana); às 9h30, na São José (Claraíba); às 16h, na São João Batista (Calvário); e às 19h, na Igreja Matriz e, após, procissão luminosa.
Santuário Santa Paulina: missa e procissão às 10h; e às 18h sem procissão.

MAJOR GERCINO

Paróquia Senhor Bom Jesus: missa com procissão às 10h, na Nova Galícia; e às 16h, na Igreja Matriz.

PALHOÇA

CENTRO – Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré: missa na Matriz, às 9h; na Igreja São José Operário, às 9h; na Igreja São Tomé, às 09h; e na Nossa Senhora Aparecida, às 15h.
ARIRIÚ – Paróquia São Francisco de Assis: A confecção de tapetes inicia às 06h, missa e procissão às 10h na Igreja Matriz, e em seguida haverá um almoço.
ENSEADA DE BRITO – Paróquia Nossa Senhora do Rosário: A partir das 6h, confecção dos tapetes em torno da praça em frente à Igreja. A missa com a procissão inicia às 9h30;
PONTE DO IMARUIM – Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista: missa e procissão, às 9h, na Igreja Matriz e Brejaru.
SÃO SEBASTIÃO – Paróquia São Sebastião: montagem dos tapetes às 4h30. Missa às 9h30, na matriz e, após, procissão em carreata até a Comunidade Santa Rita, onde o Santíssimo ficará exposto par adoração. Missa às 15h00 na Comunidade Santa Rita.

PAULO LOPES

Paróquia Sagrado Coração de Jesus: missa na Comunidade Santa Paulina (bairro Freitas) às 9h30.

PORTO BELO

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos: confecção dos tapetes começa às 7h, e missa com a procissão às 9h30.

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ E ÁGUAS MORNAS

Paróquia Santo Amaro da Imperatriz: missa e procissão na Igreja Matriz, às 15h; missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Águas Mornas, às 9h; missa na Comunidade Santa Cruz
Santa Cruz da Figueira, em Águas Mornas, às 9h; e missa na Comunidade Santa Teresa d’Ávila, em Teresópolis, Águas Mornas, às 9h30.

SÃO BONIFÁCIO

Paróquia São Bonifácio: a confecção de tapetes acontece na quarta-feira à tarde; e a missa e procissão às 8h30, na Igreja Matriz.

SÃO JOÃO BATISTA

Paróquia São João Batista: missa e procissão às 16h, na Igreja Matriz; às 09h30 na Comunidade São Sebastião (Tijipió).

SÃO JOSÉ

AREIAS – Paróquia Santa Cruz: missa às 9h.
BARREIROS – Paróquia São Judas Tadeu: confecção de tapetes às a partir das 6h, missa e procissão às 9h30.
BARREIROS – Paróquia Sagrados Corações: missa às 8h, na Comunidade São Francisco de Assis (bairro Ipiranga); às 8h na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes; às 9h30, na Igreja Matriz; e às 15h, na Comunidade Senhor Bom Jesus (Potecas).
– CAMPINAS – Paróquia Santo Antônio: missa às 8, na Igreja Matriz de Campinas, seguida de procissão do Santíssimo Sacramento até a Igreja do Kobrasol.
CENTRO HISTÓRICO – Paróquia São José: confecção de tapetes às a partir das 6h, missa e procissão às 9h00.
COLÔNIA SANTANA – Paróquia Santa Ana: missa às 9h.
FORQUILINHAS – Paróquia São Francisco de Assis: confecção de tapetes às a partir das 5h, missa e procissão às 9h00.
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – Paróquia Nossa Senhora do Rosário: missa na Matriz, às 9h30; no Roçado, às 15h.
PROCASA – Paróquia Nossa Senhora Aparecida: confecção de tapetes, a partir das 04h30 e missa na Matriz, às 9h.
SERRARIA – Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro: confecção de tapetes a partir das 07h; missa e procissão às 10h e 19h30.

SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Paróquia São Pedro de Alcântara: missa e procissão às 8h, na Igreja Matriz.

TIJUCAS

Paróquia São Sebastião: Confecção de Tapetes a partir das 6h; missa e procissão às 10h, na Igreja Matriz.


Atualizado em: 07/06/2022, às 11h00.

Corpus Christi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA