Conviver com os irmãos de rua é viver o Evangelho

>
>
Conviver com os irmãos de rua é viver o Evangelho

Em 2017, a Paróquia de São José deu um novo passo na sua dimensão social. Padre Cláudio Peters, paróco da Paróquia de São José, reuniu lideranças com anseio de atuar e estruturar a Pastoral da Caridade Social para discernir os caminhos a serem trilhados. Após algumas partilhas de experiências de outros locais, o grupo decide pelo primeiro passo: a Pastoral do Povo de Rua.

“Atendemos pessoas que estão na rua por vários motivos, saciamos sua fome momentânea, aliviamos seu frio, e tentamos amenizar seu sofrimento emocional com o cuidado de não invadir sua privacidade. Um ponto muito forte é a espiritualidade, com momentos de oração e a riqueza da simplicidade da fé”, partilha Tânia Mara Rosa Mendes, uma das pioneiras da pastoral na paróquia.

O grupo pastoral sai às ruas todos os domingos, à noite, num roteiro já definido. A atuação semanal na mesma área geográfica é estratégia para criar vínculos com as pessoas que estão em situação de rua, na busca de apoiar com encaminhamentos para tratamento de dependência química e até mesmo na conquista de emprego.

A acolhida é a marca da pastoral. “Eu me sinto muito bem quando estou com o pessoal da pastoral que vem todo domingo”, partilha Jailson. “A Ação Social de São José estende a mão para nós, sempre aguardamos ansiosos a presença de vocês que vai além do alimento. Vocês são nossos amigos, nos apontam para Deus e com vocês partilhamos as nossas histórias de vida.”

A Pastoral é mantida com doações entregues à Paróquia de São José e mobilização em busca de apoio. “Fazer parte de um projeto que envolve a caridade e o amor é uma das mais belas oportunidades na vida. Seguimos  os ensinamentos de Jesus Cristo na missão de semear vida nova, mesmo nas terras que aparentemente  estão secas”, Mario Alves Neto, coordenador da Pastoral da Caridade Social e diretor da Ação Social.

Romualdo foi para rua por briga de família. Seu irmão envolvido com álcool e droga começou a conflitar dentro de casa. “Meu jeito de ser e pensar, mesmo sendo sempre tão regrado e disciplinado, não me permitiu lidar com tudo aquilo na minha casa. O sonho da minha mãe era que eu fosse jornalista, pelos meus dons e jeito de ser. Temos tantos potenciais, mas não somos compreendidos pela sociedade. Somos desfeitos pela sociedade. E sem a presença de vocês, não teríamos moral por estarmos com a fome física e ela nos destrói. O trabalho de vocês é vital para a gente”.


“Eu expresso gratidão a Deus pelo chamado a atuar como voluntária na Pastoral, me tornei uma pessoa mais humana e humilde. A cada domingo, ao seguir para a missão, encontro Jesus Cristo na vida dos irmãos”, partilha Marcia Regina Rodrigues dos Santos.

A Pastoral da Caridade Social atua em unidade com a Pastoral do Povo de Rua e a Ação Social Arquidiocesana. Atualmente, a Ação Social da Paróquia de São José está estruturando a ampliação dos projetos sociais.

Por Caê Martins
Pastoral da População de Rua de São José

CaridadePastoral da População de Ruapromoção humanaSão José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA