CNBB Sul 4 e Campanha da Fraternidade 2020 são homenageadas na ALESC

>
>
CNBB Sul 4 e Campanha da Fraternidade 2020 são homenageadas na ALESC
Foto: Eduardo Schmitz

Regional Sul 4 da CNBB: uma história de comunhão, fraternidade, vida, dom e compromisso” – Para celebrar os 50 anos de história da Igreja em território catarinense, organizada em regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e o tema proposto pela Campanha da Fraternidade 2020, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), realizou na noite desta segunda-feira, 2 de março, uma Sessão Especial no plenário principal da casa legislativa. Proposta pelo deputado estadual Pe. Pedro Baldissera (PT/SC), a sessão reuniu bispos, religiosos e religiosas, e cristãos leigos e leigas vindos das dez dioceses do estado.

Para o bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, Dom Severino Clasen, a homenagem oferecida pela ALESC é uma alerta para a importância eclesial e social da Igreja em Santa Catarina. “Ao sermos homenageados na Assembleia Legislativa, nos sentimos mais comprometidos na valorização da vida e da fé. Celebrar os 50 anos da Igreja CNBB/Regional Sul 4, é pisar num terreno fértil, onde a religião direcionou o povo catarinense desde seus primórdios”, destacou o bispo em pronunciamento durante a Sessão Especial.

Pronunciamento de Dom Severino Clasen.
Foto: Eduardo Schmitz.

Dom Severino lembrou também das pessoas que doaram a suas vidas na evangelização do povo catarinense. “Temos tantos cristãos leigos e leigas, diáconos, religiosos e religiosas, presbíteros e bispos que deram grande testemunho de vida cristã em nosso Regional nesses anos todos. Eles também nos tornam conscientes do nosso presente e da fé que estamos vivendo, assim como nos faz olhar para o futuro com esperança e reconhecer este momento como um limiar para um novo tempo da graça e da missão evangelizadora em Santa Catarina”, concluiu .

Campanha da Fraternidade 2020 – A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia o tempo litúrgico da Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado, assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques.

Em 2020, a Campanha convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

O deputado padre Pedro Baldissera, proponente da Sessão, fazendo uso da palavra, agradeceu ao Regional Sul 4 da CNBB pela história e missão e convocou toda a Igreja, impulsionado pelo tema da Campanha da Fraternidade, a ser uma guardiã da vida e não da violência. “Não podemos pensar em um mundo fraterno defendendo, por exemplo, o armamento. Jesus Cristo e seus discípulos, para defender os mais pobres e a justiça, utilizou do amor ao próximo. A Campanha da Fraternidade 2020 é uma luz para os nossos tempos atuais. Defender a vida é um dom, um compromisso”, disse o deputado.

Carla de Oliveira Guimarães, articuladora das Pastorais Sociais. Foto: Eduardo Schmitz.

Durante a Sessão Especial, a articuladora das Pastorais Sociais em Santa Catarina, Carla de Oliveira Guimarães, aprofundou com os participantes a temática da Campanha da Fraternidade 2020 e a realidade catarinense, evidenciando o aumento da desigualdade social, o desemprego, a violência e o feminicídio. “A temática proposta pela Campanha deste ano deseja nos alertar para as diversas situações da realidade social, mas além disso, nos chama a atenção sobre as nossas atitudes frente às essas problemáticas e nos alertar para a necessidade do cuidado”, declarou Carla Guimarães.

Carla destacou ainda que há décadas a Igreja vem realizando iniciativas proféticas em favor de tantas pessoas que sofrem com a desigualdade e injustiças. “Ano após ano a Campanha da Fraternidade nos propõe a reflexão de temas importantes que emergem em nossa sociedade e que assolam a vida de milhões de brasileiros. Já estudamos e rezamos a realidade das pessoas idosas, indígenas, pessoas com deficiência, juventude, nos debruçamos sobre questões urgentes como a moradia, o trabalho, a saúde e a segurança pública. Reafirmamos o nosso compromisso com a Casa Comum e nos dispomos a superar a violência por meio de ações transformadoras, que se sustentam na efetivação das políticas públicas e garantem vida para todas as pessoas”.

A articuladora encerrou sua fala lembrando que em contraponto a tanta indiferença, a Campanha da Fraternidade 2020 apresenta a parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 20-37) como um referencial metodológico para as ações evangelizadoras que devem ser impulsionadas pela compaixão.

50 anos do Regional Sul 4 da CNBB – Criada em 2 de janeiro de 1970, a CNBB Regional Sul 4 é uma representação da CNBB em Santa Catarina. É composta por bispos das dez dioceses catarinenses — Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis. Diversas Pastorais, Organismos e Movimentos estão integradas ao Regional.

O Regional Sul 4 é responsável pela organização e motivação dos trabalhos pastorais da Igreja em solo catarinense. Sendo um espaço de colegialidade e sinodalidade, a instituição atua em diversos âmbitos eclesiais e sociais.

Para celebrar os jubileu de 50 anos de vida e missão do Regional Sul 4 da CNBB, a ALESC homenageou com placas e certificados pessoas que fizeram e ainda fazem da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina um terreno fértil da iniciação e da vivência da vida cristã. Abaixo seguem os nomes dos homenageados:

  • CNBB Regional Sul 4 pelos 50 anos de fundação, marcada pelo profetismo, anúncio e defesa da vida, semente do Reino de Deus em solo catarinense.
  • Frei Armindo Festa pelos serviços prestados à CNBB Regional Sul 4 na função de subsecretário.
  • Padre Elias Della Giustina pelos serviços prestados à CNBB Regional Sul 4 na função de subsecretário.
  • Moacir Heerdt pelos serviços prestados à CNBB Regional Sul 4 na função de subsecretário.
  • Irmã Zélia Wittmann pelos serviços prestados à CNBB Regional Sul 4 na função de subsecretária, sendo a única mulher a ocupar essa função.
  • Marciel Evangelista Catâneo pelos serviços prestados à CNBB Regional Sul 4 na função de subsecretário.
  • Padre Domingos Dorigon pelos serviços prestados à CNBB Regional Sul 4 na função de subsecretário.
  • Padre Francisco de Assis Wloch pelos serviços prestados à CNBB Regional Sul 4 na função de subsecretário.
  • Ademir Freitas pelos serviços prestados à CNBB Regional Sul 4 na função de secretário-executivo.
  • Padre Vitor Galdino Feller pela dedicação e assessoria pastoral prestadas à CNBB Regional Sul 4.
  • Padre Agenor Brighenti pela dedicação e assessoria pastoral prestadas à CNBB Regional Sul 4.
  • Dom José Jovêncio Balestieri, representando todos os bispos e arcebispos que presidiram a CNBB Regional Sul 4.
  • Neuza Mafra, representando a Comissão Pastoral para o Laicato.
  • Irmã Marlene Bertoldi, pelos anos dedicados aos trabalhos de coordenação na animação bíblico-catequético na Igreja em Santa Catarina.
  • Uilian Pizzoloto Dalpiaz, representando a Comissão Pastoral para a Juventude.
  • Padre Vanio dos Santos, representando a Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
  • Loiri Miorelli, representando a Comissão Pastoral para a Ação Sociotransformadora.
  • Karla Santos Colombi, representando a Comissão Pastoral para a Liturgia.
  • Maria Della Giustina, representando a Comissão Pastoral para a Cultura e Educação.
  • Pastor Inácio Lemke, representando a Comissão Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.
  • Lindamir de Lima pelos mais de 40 anos de trabalho junto ao Regional Sul 4.
  • Maria de Lourdes Pereira pelos mais de 30 anos de trabalho junto ao Regional Sul 4.
  • Luiz Stolf e Kathia Stolf, representando a Comissão Pastoral para Vida e Família.
  • Zenaide Busanello, representando a Comissão Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial.
  • Inez Lourdes Brunetta da Diocese de Caçador, pela dedicação e assessoria pastoral prestados a CNBB Regional Sul 4.
  • Padre Raul Kestering da Diocese de Blumenau, pela dedicação e trabalhos pastorais prestados à CNBB Regional Sul 4.
  • Padre Ildo Ghizoni da Diocese de Lages, pela dedicação e trabalhos pastorais prestados à CNBB Regional Sul 4.
  • Padre Alírio Vicenzi da Diocese de Rio do Sul, pela dedicação e aos trabalhos pastorais prestados à CNBB Regional Sul 4.
  • Dom Osório Bebber, bispo emérito da Diocese de Joaçaba, pela dedicação e aos trabalhos pastorais prestados à CNBB Regional Sul 4.
  • Olga Teresinha de Oliveira, representando a Comissão Pastoral para a Comunicação.
  • Maria Terezinha de Campos, representando a Comissão Pastoral para a Comunicação.

Confira os melhores momentos e outras informações da Sessão Especial nas páginas oficiais do Regional Sul 4 da CNBB no Instagram e no Facebook ou em nossa Galeria de Fotos.

Fonte: Regional CNBB Sul 4

Deputado Padre Pedro Baldissera e os dez bispos de Santa Catarina.
Foto: Fabíola Goulart.

AlescCampanha da FraternidadeCNBB Regional Sul 4Sessão especial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA