Católicos nas redes sociais – Por Fernando Anísio Batista

>
>
Católicos nas redes sociais – Por Fernando Anísio Batista

As redes sociais constituem uma imensidão de possibilidade no campo da evangelização. Neste tempo de pandemia, as redes sociais tornaram-se um importante veículo de comunicação e de evangelização. Milhares de pessoas tomam suas doses diárias de orações, celebrações, informações que abastecem sua fé, tornando-as mais próximas de Deus, dando-lhes força para seguirem sua jornada de cristãos.

A CNBB, dioceses, paróquias e pastorais utilizam a internet como um aliado na divulgação de suas ações, como espaço formativo e de articulação. É uma ferramenta fantástica para manter e ampliar as ações em todos os níveis de organização da Igreja.

Na mensagem para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 23/01/2021, o Papa Francisco destaca que “graças à rede, temos a possibilidade de contar o que vemos, o que acontece diante dos nossos olhos, de partilhar testemunhos”. Mas também adverte sobre os riscos que corremos com a disseminação de notícias falsas, onde “todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar”.

É incalculável a quantidade de materiais disponíveis nas redes sociais que promovem a doutrina da Igreja, suas ações sociais, o belíssimo trabalho de evangelização que é realizado nas comunidades. Dar eco a beleza da Igreja é missão de cada cristão. Entender as redes sociais como espaço de unidade e não de divisão numa sociedade com tanta pluraridade e em tempos de polarização é uma grande desafio.

O Tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais é “Vem e verás” (Jo 1,46), com o lema “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. Assim como a Campanha da Fraternidade de 2021, convida ao dialogo e a unidade entre os cristãos, porque “Cristo é a nossa Paz”.

Artigo publicado na edição de março de 2021 do Jornal da Arquidiocese, página 5.

cnbbFernando Anísio BatistaJornal da Arquidiocese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA