Bispos e coordenadores diocesanos de pastoral se reúnem em Tubarão

>
>
Bispos e coordenadores diocesanos de pastoral se reúnem em Tubarão

Nova presidência da Fundação Dom Jaime de Barros Câmera foi eleita durante o encontro

Bispos e coordenadores diocesanos de pastoral das dez dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos em Tubarão (SC), entre os dias 05 e 09 de junho, no intuito de avaliar a caminhada do Regional e planejar os eventos do segundo semestre de 2017. Dentre os assuntos tratados durante estes dias, o estudo do material produzido pela Comissão Regional de Liturgia sobre “A Digna Celebração do Matrimônio”, o documento da CNBB sobre “A Celebração da Palavra de Deus”, a Pastoral do Dízimo, a criação do site institucional do Regional Sul 4, o “Projeto Jovem” idealizado pela Pastoral Vocacional e a preparação para a 50ª Assembleia Regional de Pastoral ganharam destaque.

Durante o encontro, também foi falado sobre a organização para a 24ª Romaria da Terra e das Águas que neste ano de 2017 acontece no dia 10 de setembro, na Diocese de Tubarão, na localidade de Taquaruçu, município de Pescaria Brava. Outro assunto trabalhado pelos participantes foi uma prévia avaliação das atividades realizadas pelo Ano Mariano nas dioceses e a preparação para o Ano do Laicato, que acontece em 2018.

Fundação Dom Jaime de Barros Câmera

Na noite de quarta-feira (07), aconteceu paralelamente ao encontro uma reunião ordinária do Conselho Curador da Fundação Dom Jaime de Barros Câmera, onde foi nomeada a nova presidência do Conselho que terá vigência entre julho de 2017 a julho de 2019:

Presidente: Dom Jacinto Inácio Flach

Secretário: Dom Frei Severino Clasen

Membros titulares: Dom Rafael Biernaski, Dom Onécimo Alberton, Dom Odelir José Magri

Membros suplentes: Dom Francisco Carlos Bach; Pe. Marlon Malacoski

Diretoria Executiva: Dom Wilson Tadeu Jönck (Diretor Geral) e Pe. Luciano dos Santos (Diretor Administrativo-Financeiro)

Conselho Fiscal:

-Permanentes- Dom João Francisco Salm, Dom Mário Marquez e Pe. Leandro Rech

-Suplentes- Padre. Adenir José Ronchi e Padre Almir Negherbon.

A Fundação Dom Jaime de Barros Câmera foi criada em 1972 e é a mantenedora da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC) e o Instituto de Teológico de Santa Catarina (ITESC).

Enchentes em Santa Catarina

As recentes enchentes que aconteceram em todo o estado de Santa Catarina, em especial nas regiões dos municípios de Lages e Rio do Sul, também foi assunto presente durante o encontro. Foi aprovada por todos os bispos do Regional Sul 4 da CNBB uma coleta solidária durante as celebrações em todas as comunidades e paróquias do estado no próximo final de semana, 10 e 11 de junho. Cada diocese ficará responsável em organizar a coleta que será encaminhada às dioceses de Rio do Sul e Lages. Em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, foi iniciada também a campanha ‘SOS Santa Catarina’ no intuito promover uma ação junto aos atingidos pelas fortes chuvas.

Toda a arrecadação será direcionada para as atividades da Cáritas que já vem acontecendo durante os últimos dias no auxílio aos afetados pelas enchentes em várias cidades do estado de Santa Catarina. As doações podem ser feitas através da conta bancária da Cáritas criada para receber os depósitos em campanhas emergenciais:

BANCO DO BRASIL

Emergência Santa Catarina
Agencia: 1453-2 – Florianópolis
C/C: 39.984-1
CNPJ: 33.654.419/0012-79

Por Agência Sul 4
Fotos Padre Joel Savio/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA