ASA e OFDA /USAID apoiam entidades sociais na Arquidiocese

>
>
ASA e OFDA /USAID apoiam entidades sociais na Arquidiocese

A situação que o Brasil e o mundo tem passado com a pandemia necessita de uma atuação de diversos setores da sociedade no atendimento às pessoas mais vulneráveis. Nesse sentido, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) firmou uma parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency for International Development / USAID), órgão do governo dos Estados Unidos encarregado de distribuir a maior parte da ajuda externa de caráter civil para resposta a emergências.

Ao todo foram destinados R$ 18.450,00, distribuídos em 1.281kits de limpeza, contendo cada um 5 litros de água sanitária, 500 ml de álcool gel e 5 barras de sabão.  Os produtos foram distribuídos para 20 instituições do território da Arquidiocese de Florianópolis.

Entre as instituições beneficiadas estão comunidades terapêuticas, instituições de longa permanência para idosos, ações sociais paroquiais, comunidades indígenas, associações de catadores de materiais recicláveis, além de ajuda direta a famílias de Governador Celso Ramos, um dos municípios que mais sofreu com o ciclone extratropical.

 “A parceria com a OFDA/USAID auxiliou nossa capacidade de atender a rede de entidades sociais da Arquidiocese, principalmente neste tempo de pandemia, com o aumento substancial das necessidades sociais.” comenta Fernando Anísio Batista, secretário executivo da ASA.

Para Aderbal Vicente Lapolli, assessor da OFDA /USAID no Brasil, a parceria entre a ASA e OFDA/USAID é um sucesso, “estou muito satisfeito pelo número de famílias e entidades beneficiadas. A equipe da ASA está de parabéns, foram várias comunidades de alto risco atendidas” complementa Aderbal.

Parceria

A parceria da ASA com OFDA /USAID perdura há mais de cinco anos. “Já proferimos palestras, auxiliamos abrigos temporários por meio de assistência técnica. Hoje além da ajuda financeira, queremos trabalhar com comunidades de alto risco. Espera-se que essa parceria se torne longa e profícua”, destaca Aderbal Vicente e complementa: “em relação à ASA destaco o alcance das famílias mais vulneráveis, essa população considerada invisível para a sociedade se torna visível. A OFDA só pôde ter alcance porque contou com uma instituição que tem essa abrangência.”

Para Simone de Jesus, assistente social da ASA, a expectativa é apresentar um novo projeto à OFDA voltado à resposta dessa emergência com foco na reconstrução de vidas e de seus meios de subsistência com ampliação das redes de economia solidária. Outra possibilidade que se apresenta é a assessoria técnica da OFDA/USAID em projetos socioambientais, como o projeto rios e o Gestão de Riscos e Desastre – Construindo Comunidades Seguiras.

OFDA /USAID

A USAID é uma agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional, encarregado de distribuir a maior parte da ajuda externa de caráter civil à resposta a emergências. A OFDA é um de seus escritórios para América Latina e Caribe, e é responsável por liderar e coordenar ações de resposta do governo americano em outros países, tendo papel fundamental na capacitação de instituições com foco principal na atuação na gestão de risco, tanto para resposta quanto para prevenção.

Informações e fotos: Ação Social Arquidiocesana

ASAOFDA/USAIDsolidariedadeUnited States Agency for International Development

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA