Artigo: O Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

>
>
Artigo: O Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

A celebração de Corpus Christi é a celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, é a festa na qual nós católicos celebramos a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, “fonte e ápice de toda vida cristã” (LG 11). Mas como podemos entender a presença real de Cristo na Eucaristia?

A base para a compreensão do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo encontra-se nas palavras do próprio Cristo na Última Ceia, relatadas nos Evangelhos.

Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). Da mesma forma, Ele tomou o cálice, deu graças e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22,20).

]O Espírito Santo, pelos gestos e palavras do sacerdote, realiza na consagração a transubstanciação, na qual o pão torna-se o Corpo de Cristo e o vinho torna-se o Sangue de Cristo. Por isso entendemos o que Jesus nos diz: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna” (Jo 6,53).

A Eucaristia é considerada o sacramento central na vida da Igreja, é alimento dos filhos de Deus. É por meio do Corpo e do Sangue de Cristo que rememoramos o Mistério Pascal, a morte e ressurreição de Cristo, como um sinal visível do amor de Deus.

Daniel Soerger
Seminarista da Etapa Configuração da Arquidiocese de Florianópolis

Corpus Christi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA