A Primeira Carta aos Tessalonicenses

>
>
A Primeira Carta aos Tessalonicenses

“Conservai a paz entre vós. Chamai a atenção dos que levam vida desordenada, animai os tímidos, sustentai os fracos, sede pacientes para com todos. Tomai cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas procurai sempre o bem entre vós e para com todos” (1 Ts 5,13b-15).

Nesse ano, o livro de estudo no mês da Bíblia é a Primeira Carta aos Tessalonicenses. Ela é o primeiro escrito do Novo Testamento e tem a autoria de Paulo, Silvano e Timóteo. A sua finalidade é animar a comunidade cristã de Tessalônica para permanecer firme na vivência cristã, bem como esclarecer e corrigir alguns desvios que estavam ocorrendo na comunidade. Ela visa combater alguns costumes pagãos no que se refere a questões morais. Esclarece sobre a parusia de Jesus e exorta a comunidade a voltar às suas atividades normais, mas também permanecer atenta à pregação do Evangelho. A carta ainda instrui quanto à santidade do corpo, à vida em fraternidade, à questão de viver do próprio trabalho e à esperança na ressurreição.

A belíssima exortação para a vida em comunidade que encontramos na parte final da carta (5,13b-15) é também, para nós hoje, muito importante. A paz entre os seres humanos é fundamental e, por isso, a insistência que ela seja real e conservada na comunidade. Somos chamados, também, a lutar contra tudo o que impede que a paz seja constante entre nós. Há o conselho para que os que estão vivendo em desacordo com as normas evangélicas sejam alertados de suas más atitudes, e possam se corrigir. A comunidade precisa também olhar os que são tímidos, e animá-los para que possam atuar de forma plena na vida. Aqueles que são fracos precisam ser sustentados para poderem se desenvolver bem e depois caminharem com suas próprias forças. A paciência deve ser uma constante na vida das pessoas da comunidade. Não é aceitável que a impaciência impere entre elas, porque a impaciência pode gerar a ira.

O alerta para a comunidade é para que saiba superar o mal com o bem, assim como Jesus que se ofereceu por todos nós na cruz, e pediu que o Pai perdoasse aos seus algozes, e nos deu a salvação. Assim, a comunidade precisa aprender com Jesus, e trabalhar para que haja o bem entre e para com todos. Que saibamos colocar em prática o que a carta nos pede. Amém.

Por: Silvia Togneri
Professora de Teologia Bíblica da Faculdade Católica de Santa Catarina

Matéria publicada no Jornal da Arquidiocese, páginas 08, edição de setembro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA