Fundo Arquidiocesano de Solidariedade

>
>
Fundo Arquidiocesano de Solidariedade

O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) é um fundo solidário permanente composto pelos recursos da Coleta da Campanha da Fraternidade, realizada no Domingo de Ramos. O FAS visa apoiar projetos realizados pelas Ações Sociais Paroquiais, Movimentos Sociais, Grupos de Economia Solidária, Pastorais Sociais e entidades da sociedade civil atuantes na Arquidiocese de Florianópolis.

A proposta partiu da Cáritas Brasileira e das Pastorais Sociais. Em 1998, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a iniciativa, durante a sua 36ª Assembleia, determinando a seguinte distribuição dos recursos: 60% para compor os Fundos Diocesanos e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade.

Objetivos:
Apoiar iniciativas que apontem para a superação das estruturas de pobreza e injustiça;
Estimular e favorecer a construção de relações solidárias e não discriminatórias;
Favorecer a criação de projetos alternativos de geração de trabalho e renda;
Incentivar projetos sociais referentes aos temas da Campanha da Fraternidade de cada ano.

Áreas de Apoio

Projetos Sociais: São aqueles ligados à temática da Campanha da Fraternidade e/ou desenvolvidos por grupos e entidades que fortalecem a promoção da solidariedade e organização comunitária.

Projetos de Geração de Trabalho e Renda: São os que visam a organização de grupos, associações ou cooperativas que atuam na perspectiva de Economia Popular Solidária.

Valor de apoio aos projetos e recursos disponíveis: O valor máximo é de 10 salários mínimo nacional para as suas áreas de apoio – projetos sociais e de geração de trabalho e renda.

Prioridades de Apoio:

  • Temáticas da Campanha da Fraternidade;
  • Geração de Trabalho e Renda – Economia Popular Solidária;
  • Regiões e/ou áreas em situação de vulnerabilidade social ou em áreas de risco;
  • Formação para o exercício do controle social e políticas públicas;
  • Mobilização para a defesa e conquista de direitos.

Formação do Conselho de Análise dos Projetos: Ecônomo da Arquidiocese (Pe. Leandro Rech); Coordenação Arquidiocesana de Pastoral (Pe. Revelino Seidler e Leda Cassol) e Ação Social Arquidiocesana (Djalma Lemes e Luciano Leite da Silva Filho). A Gestão Administrativa e Contábil é de responsabilidade da Ação Social Arquidiocesana.

Os projetos são analisados na primeira semana dos meses de março, junho, setembro e dezembro.

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA