Mitra e Cúria

>
>
Mitra e Cúria

Mitra

A Mitra Metropolitana de Florianópolis é pessoa jurídica da Arquidiocese de Florianópolis, é uma Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de finalidade religiosa, reconhecida de utilidade pública por sua própria natureza, tendo seus estatutos corporificados no Código de Direito Canônico, reconhecido civilmente por força do Decreto 119-A, de 7 de janeiro de 1890. Por sua vez, a Mitra Metropolitana de Florianópolis tem personalidade jurídica “ex vi” de sua própria criação e instituição, em 19 de março de 1908, independentemente de sua inscrição no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, em conformidade como artigo 5º do supra citado Decreto.

A mitra é o órgão responsável pela administração do patrimônio da Arquidiocese, bem como dos patrimônios das Paróquias, Seminários e outros que lhe são afetos.

Por força do Cânon 1275 do Código de Direito Canônico o Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, que preside a Arquidiocese, a qual, em suas relações civis é designada MITRA METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS, tem a plenitude do poder (Cân. 391), sendo seu representante legal em todos os negócios jurídicos (Cân. 393), tendo, inclusive, a competência da delegação de poderes (Cân. 494).

Razão social: Mitra Metropolitana de Florianópolis

CNPJ: 83.932.343/0001-11

A cúria arquidiocesana 

A Cúria é o órgão administrativo da Arquidiocese, constituído pelas autoridades que coordenam e organizam o funcionamento da mesma. É geralmente vista como o governo da Igreja. Curia no latim medieval significa “corte” no sentido de “corte real”, sendo que a Cúria Romana é a corte papal, que assiste o Papa nas suas funções.

A cúria arquidiocesana é a sede da Arquidiocese, na qual se realizam diversos trabalhos de Evangelização “…à Serviço da Vida Plena e da Esperança”. Nesta casa, funcionam alguns setores importantíssimos para uma boa evangelização.

Alguns setores que funcionam junto à Cúria:

• Ação Social Arquidiocesana (ASA);
• Ecônomo Arquidiocesano;
• Diretoria de Patrimônio;
• Chancelaria;
• Arquivo Histórico;
• Coordenação Arquidiocesana de Pastoral;
• Coordenação Arquidiocesana – Pastoral Catequética;
• Coordenação Arquidiocesana – Setor Juventude;
• Coordenação dos Grupos Bíblicos em Família – GBF;
• Assessoria de Comunicação;

Expediente externo da Cúria Metropolitana:

De segunda a sexta-feira
das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Rua Esteves Júnior, 447 Centro
88015-130 Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3224 4799

Expediente externo do Arquivo Histórico:

De terça a sexta-feira
das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h
Rua Esteves Júnior, 447 Centro
88015-130 Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3224 4799

[email protected]

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA