Ação Social Arquidiocesana

>
Ação Social Arquidiocesana

O que é a ASA?

A Ação Social Arquidiocesana (ASA) é uma associação civil, sem fins econômicos. É um organismo da Arquidiocese de Florianópolis e Entidade-Membro da Cáritas Brasileira. Foi criada em 17 de novembro de 1960.

Atua prioritariamente nos 30 municípios da Arquidiocese de Florianópolis, em parceria com a Rede Cáritas de Santa Catarina, movimentos sociais e entidades da sociedade civil. Estende sua atuação para o estado de Santa Catarina.

A ASA constrói a sua identidade e seu sentido social, procurando contribuir nos processos de transformação e desenvolvimento da sociedade, com base em parâmetros éticos, que conduzam à defesa da vida plena para todos, à vivência da justiça e da solidariedade.

Missão

Atuar e potencializar as Ações Sociais, por meio de assessoria e acompanhamento, fortalecendo a promoção e defesa dos direitos e políticas sociais, na construção de uma sociedade justa, democrática, solidária, sustentável e plural.

Projetos Desenvolvidos

  • Programa de Fortalecimento da Rede de Ações Sociais para o Desenvolvimento e Organização Comunitária: visa fortalecer as ações sociais paroquiais a partir da metodologia do trabalho em rede, aprimorando seus trabalhos em direção à organização e desenvolvimento comunitário, a partir da atuação nos espaços deliberativos de políticas públicas. Para isso, o programa prevê a realizações de ações de forma organizada, sistemática e participativa que visem melhorar as condições de vida nas comunidades, de forma integral, sustentável e solidária. Almejando construir coletivamente e fortalecendo as comunidades nessa perspectiva, torna-se necessário um processo de desenvolvimento envolvendo os atores sociais que atuam nas comunidades, tais como: associações de moradores, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Organizações Não Governamentais (ONG’s) e demais organizações que incidem socialmente nas comunidades.
  •  Mobilizações Sociais: por ser uma entidade comprometida com a transformação social e com o direito a vida digna, a ASA atua nas mobilizações organizadas pela própria Igreja ou por organizações mais amplas que contaram com o apoio da CNBB. Nos últimos anos destacam-se o envolvimento da ASA nas seguintes mobilizações: Grito dos Excluídos, Semanas Sociais Brasileira, Lei de Iniciativa Popular da Ficha Limpa, entre outros. Destaca-se a importância de manter e até ampliar as atividades voltadas aos direitos humanos, como base da conquista da qualidade de vida e da assistência social, enquanto fazer específico da dimensão social da Arquidiocese.
  • Geração de Trabalho e Renda – Economia Solidária: como possibilidade de transformação da realidade no que se refere à geração de trabalho e renda, a ASA atua com a Economia Popular Solidária (EPS). Incentivando a formação de grupos e empreendimentos. Os grupos acompanhados são na maioria compostos por mulheres chefes de famílias, com pouca escolaridade e dependentes de auxílio de entidades e governo. Por este motivo, a ASA se desafia a desenvolver novas estratégias de atuação nesta área, buscando contribuir com a melhoria viabilidade econômica e o protagonismo destes grupos.
  • Formação Continuada no campo das Políticas Públicas: nas assessorias e acompanhamentos, nas Ações Sociais percebe-se que a formação continuada é fundamental para que a atuação das entidades nos seus municípios resulte em ações concretas de efetivação e ampliação dos Direitos Sociais. Desde 2008 a ASA investe na formação em políticas públicas, principalmente na formação de conselheiros de direitos, com o objetivo de possibilitar maior conhecimento sobre a Política Nacional de Assistência Social, já que as entidades filiadas a ASA são relacionadas a esta política. Além desta atuação específica, a ASA também pretende ampliar a quantidade de atores sociais envolvidos com as ações sociais através do desenvolvendo de sua Política de Formação (em anexo).
  • Participação nos espaços de controle social: a participação nos espaços de controle social visa contribuir no processo de ampliação do acesso às políticas públicas e garantia de direitos, promovendo a participação qualificada da Rede ASA, constituída pelas Ações Sociais Paroquiais, nos espaços já constituídos de controle social. Neste sentido, a ASA participa da Coordenação Colegiada do Fórum Estadual Permanente de Assistência Social (FEPAS), espaço que agrega efetivamente as entidades que compõem a representação da sociedade civil no Conselho Estadual de Assistência Social, participa também do Fórum Municipal de Políticas Públicas de Florianópolis e do Fórum Municipal de Assistência Social de São José.
  • Projeto Gestão de Risco e Desastre: O objetivo deste projeto é proporcionar a preparação das pessoas e comunidades vulneráveis a catástrofes naturais, trabalhando na prevenção, preparação, resposta e reconstrução, não reduzindo a atuação da ASA / Igreja, apenas nas ações de resposta com arrecadações e doações de mantimentos depois que um desastre natural acontece. Neste sentido, o projeto proporciona a capacitação da comunidade, visita de campo, palestras, produção de materiais específicos sobre o tema, realização de seminários e a criação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC).
  • Fundo Arquidiocesano de Solidariedade – FAS: o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade é um importante instrumento de transformação social na Arquidiocese de Florianópolis, contribuindo com o desenvolvimento de projetos sociais e de geração de trabalho e renda, bem fundamentados, e com amplo alcance social em diversas comunidades. Dos recursos arrecadados com a Campanha da Solidariedade, 60% compõem o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade e 40% o Fundo Nacional de Solidariedade, possibilitando o apoio de projetos sociais. A ASA realiza a gestão administrativa e contábil e acompanha as entidades proponentes dos projetos apoiados pelo FAS. Desde a criação em 1999, o FAS já apoiou mais de 200 projetos sociais e de geração de trabalho e renda.

 Saiba mais acessando:  www.asafloripa.org.br

 

 

 

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA