Igrejas Históricas – Florianópolis

>
>
Igrejas Históricas – Florianópolis

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, centro de Florianópolis

Igreja do Rosário - Cred João FariasA Igreja da Escadaria, como é popularmente conhecida, é na verdade a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, localizada ao lado da Escola Estadual Lauro Muller, centro da capital.
O templo foi edificado em 1750 pela Irmandade Beneficente Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, formada pelos escravos livres. Segundo a tesoureira da Irmandade, Mirele Cristina Espezim, na época, eles construíram a Igreja por não poder frequentar a “Igreja dos brancos”. Em 2010, completou 260 anos de existência.

Santa Missa
Domingo, às 19h. E nas terças-feiras, às 14h30, ocorre o Grupo de Oração.

Contato
Rua Marechal Guilherme, 60 – Centro – Florianópolis
(48) 3223-7572

Igreja do Divino Espírito Santo, centro de Florianópolis

igreja do divino espirito santoNo Pentecostes de 1932 foi inaugurada a Capela do Divino Espírito Santo, um ano antes da fundação do Asilo localizado no mesmo complexo, coordenado pela Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). A construção da Igreja é fruto do empenho da IDES e dos fiéis que amparam diversas obras sociais promovidas pela Irmandade e ligadas à fé católica.
Lindos vitrais e o altar e ambão talhados em madeira compõem o ambiente da pequena Igreja, mas que conserva grandes histórias principalmente dos acolhidos pelo Asilo e pela solidariedade do povo.
Santa Missa
Sábado, às 18h

Contato
Praça Getúlio Vargas, 212 – Centro – Florianópolis
(48) 3224-5008

Igreja Nossa Senhora da Lapa, Ribeirão da Ilha, Florianópolis

Sua construção é datada de 1806, mas para chegar ao formato atual, passou por vários ajustes. A conclusão se deu quando o então Imperador Dom Pedro II, em 1845, visitou a paróquia e fez uma doação em dinheiro que foi usado para os reparos finais. Em 2009 começou o processo de restauração que durou até 2014.
Fone: (48) 3337-5569.

igreja sao joao batista - rio vermelho
Igreja São João Batista

Igreja São João Batista, Rio Vermelho, Florianópolis

Construída em 1750, no bairro do Rio Vermelho. Em 1857, a igreja foi atingida por um raio e precisou ser totalmente reconstruída.
Fica localizada na Rodovia João Gualberto Soares, número 6847.
Fone: (48) 3207-4692.

Igreja N. Sra. da Imaculada Conceição da Lagoa, Lagoa da Conceição, Florianópolis

igreja da lagoaFundada em 20 de junho de 1750, a Igreja fica localizada junto ao Morro da Lagoa. Apesar das transformações, a Igreja da Lagoa ainda constitui um bom exemplo da arquitetura trazida pelos portugueses para terras catarinenses.
A construção, bem como seu entorno, estão protegidos pela Lei Municipal nº 2.193, de 1985, que instituiu o Plano Diretor de Uso do Solo dos Balneários da Ilha de Santa Catarina, por considerá-los incluídos em Área de Preservação Cultural tipo 01, ou seja, “área de interesse histórico”.
Fone: (48) 3232-1972.

Igreja Nossa Senhora das Necessidades, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis

A data da criação foi por volta de 1750. Esta Igreja é tombada pelo Município de Florianópolis e pelo Estado de Santa Catarina.
A devoção a Nossa Senhora das Necessidades, possivelmente do início do século XVII, deve ter surgido durante a “peste grande” que assolou Lisboa. Este título atribuído à Virgem é encontrado em alguns lugares de Portugal, porém no Brasil, somente em Florianópolis.

No dia 27 de abril de santo-antonio-de-lisboa-31750, foi nomeado vigário da freguesia de Nossa Senhora das Necessidades, o Pe. Domingos Pereira Teles, natural da Ilha do Pico, nos Açores. Antes da freguesia de Nossa Senhora das Necessidades só haviam três freguesias em Santa Catarina.

Existem controvérsias quanto à data do término da construção da igreja. Sabe-se que em 1755, a igreja foi elevada à categoria de matriz paroquial. Ou seja, se a igreja foi elevada a esta categoria, é porque já estava construída.

A Paróquia de Nossa Senhora das Necessidades estava sem pároco desde 1962. No dia 14 de agosto de 2015, a Paróquia foi reinstalada, e o Pe. Edinei da Rosa Cândido foi nomeado para ser o 23º pároco.
Fone: (48) 3238-4966.

Igreja São Francisco, calçadão de Florianópolis

Igreja São Francisco - Credito PMFNo calçadão, centro de Florianópolis, está a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, a mais antiga das confrarias religiosas criadas na Ilha, tendo sido instalada em 1745. A licença régia para a construção do templo foi solicitada ao Príncipe Regente D. José em 1802 e no mesmo ano foi lançada a sua pedra fundamental. Em 1804 foram adquiridos seus portais e em 1819 recebeu os sinos.
De modo geral, a Igreja conserva suas características arquitetônicas originais, mesclando os estilos barroco e neoclássico. O local foi tombado pelo município e pelo Estado como patrimônio histórico.
Santa Missa
Segunda a sexta, 18h
Sábado, 16h
Domingo, 09h
Contato
Rua Deodoro, 135 – Centro –  Florianópolis
(48) 3222-4801

Igreja São Francisco de Paula, Canasvieiras, Florianópolis

É considerada um dos melhores exemplos da arquitetura colonial entre as igrejas da Ilha. Foi construída em 1833 por descendentes do governador da época, Francisco Dias Velho. Essa Igreja também é tombada pelo Município. Uma imagem de São Francisco de Paula foi encontrada na Praia de Canasvieiras, por isso a Igreja recebe o nome do santo.
Fone: (48) 3369-1388.

Capela Menino Deus, Florianópolis

capela menino deusNo chamado antigamente como Monte da Boa Vista, está localizada a Capela Menino Deus que mantém o segundo maior acervo de arte sacra de Florianópolis e tem sua história permeada de solidariedade, fé e devoção popular.
Fundada em 1762, tudo começou quando Joana de Gusmão, conhecida como “beata”, ganhou o terreno situado em uma colina para construir a Capela que abrigaria a imagem do Menino Deus. Já em 1764, a Igreja passou a abrigar outra obra de relevância para os catarinenses, a imagem do Senhor Jesus dos Passos – escultura, feita em madeira por Francisco das Chagas, que mostra Jesus Cristo em tamanho natural carregando a cruz .
Todos os anos, desde então, acontece a procissão do Senhor Jesus dos Passos no tempo da Quaresma, atraindo fiéis de diversas regiões do Estado.

Santa Missa
Sábado, 16h, com a benção dos enfermos
Contato
Rua Menino Deus, 376 – Centro – Florianópolis
(48) 3221-7665

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA