Tríduo para a Festa de Nossa Senhora do Caravaggio inicia nesta semana

>
>
Tríduo para a Festa de Nossa Senhora do Caravaggio inicia nesta semana

Imagem de Nossa Senhora de Aparecida será entronizada no Santuário de Azambuja, nesta próxima quarta-feira, 24, no início do tríduo preparatório para a Festa de Azambuja

Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Chega o mês de maio e uma coisa é certa na cidade de Brusque: o último final de semana é sempre reservado para uma das mais tradicionais comemorações do município. Trata-se da centenária Festa de Nossa Senhora de Caravaggio ou Nossa Senhora de Azambuja, realizada no Santuário de mesmo nome e que atrai sempre milhares de visitantes que chegam de toda parte do Brasil.

De acordo com o Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora de Azambuja, padre Iseldo Scherer, a programação tem início na quarta-feira, 24 de maio, com a entronização de uma réplica (doada pelo Santuário de Aparecida) da imagem de Nossa Senhora de Aparecida no Santuário de Azambuja, onde permanecerá para sempre. O acontecimento faz parte das comemorações de 300 anos de seu encontro nas águas do Rio Paraíba do Sul (SP). A cerimônia será presidida pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida (SP).

A festa segue no dia 25, com a segunda noite do tríduo preparatório. No dia de Nossa Senhora de Caravaggio, comemorado na sexta-feira, 26, uma carreata será realizada, depois da Missa das 18h30, conduzindo a imagem de Nossa Senhora até a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

O sábado, 27 de maio, será marcado por uma procissão que inicia na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, seguindo até a Igreja de Azambuja. Desta feita, a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio será levada a pé, conduzida pela imensa população de devotos. Chegando ao Vale de Azambuja, será celebrada Missa Solene, com a presença do povo e dos Festeiros 2017. Depois da Missa seguem os festejos populares, na Praça de Azambuja, com completo serviço de bar e restaurante, com churrasco, a roda da fortuna, e o tradicional “Cachorro-Quente”, só encontrado em Azambuja.

Pe. Iseldo complementa que a festa tem, também, uma finalidade social, já que grande parte do aporte financeiro obtido com o evento é destinado para o Hospital de Azambuja. “O hospital é de todos nós. Está em franco desenvolvimento. Todos estão percebendo o quanto a unidade está melhorando. Quase podemos chamar de um hospital regional de grande porte. E precisa muito da nossa ajuda”, avalia. Os recursos da festa também são direcionados para a manutenção do Santuário e do Seminário. O religioso também pede a doação de brindes para as rodas da fortuna, uma das atrações mais prestigiadas da festividade.

Com informações da jornalista Rúbia Guedes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA