Papa Francisco nomeia Dom Guilherme Antônio Werlang como Bispo da Diocese de Lages

>
>
Papa Francisco nomeia Dom Guilherme Antônio Werlang como Bispo da Diocese de Lages

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018, Dom Guilherme Antônio Werlang, como Bispo da Diocese de Lages (SC). Ele veio transferido da Diocese de Ipameri (GO).

Conheça o novo bispo

Dom Guilherme Antônio Werlang foi da Congregação dos Missionários da Sagrada Família (MSF) e tem como lema episcopal: “Para que todos tenham vida”.

Ele nasceu no dia 05 de agosto de 1950, em São Carlos (SC). Foi ordenado sacerdote em 1979 e concluiu os estudos de Filosofia em Passo Fundo (RS); Teologia em Porto Alegre (RS) e a pós-graduação em Liturgia, em São Paulo.

No dia 19 de maio de 1999 é nomeado pelo então Papa João Paulo II, Bispo de Ipameri (GO), sendo ordenado pelo bispo de sua congregação, Dom Anselmo Müller, em julho daquele mesmo ano.

Desde o dia 11 de maio de 2011 é o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e reeleito para o cargo em 2015.

Confira a mensagem de Dom Guilherme para a Diocese de Ipameri:

Bom dia, Diocese de Ipameri: Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Leigos e leigas.

Saudação a todos os meus amigos e amigas das Redes Sociais.

Assim como em 1999 Deus me chamou, por meio do Papa João Paulo II para deixar os trabalhos e vida na Congregação dos Missionários da Sagrada Família para vir a Ipameri como Bispo Diocesano de vocês e de todo o Povo que pertence aos 19 municípios de nossa Diocese, hoje está sendo publicada MINHA TRANSFERÊNCIA para a Sé Vacante –DIOCESE DE LAGES – em Santa Catarina.

Assim como eu disse SIM à vida cristã, à vocação religiosa e presbiteral e depois ao chamado da Igreja para a vida e ministério episcopal entre vocês, MAIS UMA VEZ ME SENTI NA OBRIGAÇÃO DE DAR MEU CONSENTIMENTO E SIM AO CHAMADO QUE ME FOI FEITO POR MEIO DO PAPA FRANCISCO.

A todos e todas, AGORA, HOJE, NESTE PRIMEIRO MOMENTO, sinto que devo dizer UM MUITTÍSSIMO OBRIGADO e um LOUVOR A DEUS E UMA PRECE DE GRATIDÃO A CADA UM E CADA UMA E POR TODA DIOCESE DE IPAMERI, mas também sinto que preciso PEDIR PERDÃO porque fiquei muito aquém do que realmente deveria ter sido entre vocês. Tenho consciência que tive e tivemos acertos e erros, mas conseguimos caminhar um bom tanto, tudo por graça de Deus e participação de muitos.

São hoje 18 anos e 7 meses que assumi esta missão aqui na Diocese, mas são quase 18 anos e 10 meses desde que recebi a notícia da nomeação.

Na verdade eu não esperava mais uma transferência, agora que já estou com 67 anos e meio, mas assim como TODOS os Padres ao longo de todos estes anos deram seu SIM aos meus pedidos de transferências que, após consultas ao Conselho de Presbíteros, e TODOS sempre foram aos novos trabalhos, dispostos e com alegria, embora muitas vezes com seu coração doído e Paróquias chorando, TAMBÉM EU ESTOU SUJEITO A TRANSFERÊNCIAS E ATÉ POR COERÊNCIA, MAS AINDA MAIS POR CONVICÇÃO DE FÉ, DEI MEU SIM. Certamente com muito TEMOR, não com medo, porque confio em Deus. Não conheço nenhuma cidade da nova diocese. Já passei por algumas rodovias nos anos de 1980 e princípio de 1990 e só.

Em comunhão com todos vocês, PEÇO MUITA ORAÇÃO para minha pessoa e para minha nova MISSÃO.

“NÃO DIGAS NÃO A DEUS, MESMO QUE DOA, NÃO DIGAS NÃO. QUANDO É TEU DEUS QUEM FALA, MEIA RESPOSTA NÃO VAI VALER. NÃO DIGAS NÃO, NEM TALVEZ. É DO QUE TU DISSERES QUE VAIS DEPENDER”.

Deus abençoe a cada um e cada uma e toda esta querida Diocese de Ipameri, que sempre será também muito minha diocese.

Agora também já deveremos começar nossas orações para que sem muita demora, seja nomeado novo Bispo Pastor para esta Igreja Particular de Ipameri.

Ipameri, 07 de fevereiro de 2018.

Dom Guilherme Antonio Werlang, M.S.F.
Bispo Diocesano de Ipameri

 

 

 

Diocese de LagesDom Guilherme WerlangPapa Francisco nomeia Dom Guilherme Antônio Werlang como Bispo da Diocese de Lages

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA